Pela segunda vez consecutiva em sua história, a Empresa registrou um novo recorde de entrega de aeronaves, superando em 20% o resultado de 2007 (169 jatos). O último trimestre de 2008 marcou também a entrega dos dois primeiros jatos executivos Phenom 100. O valor dos pedidos firmes em carteira atingiu US$ 20,9 bilhões em 31 de dezembro de 2008.

No 4T08, a Embraer entregou 44 E-Jets para o segmento de Aviação Comercial, oito Legacy 600, dois Phenom 100 e um Embraer 175 para o segmento de Aviação Executiva e quatro jatos para o segmento de Defesa e Governo.

No último trimestre de 2008, a Embraer ampliou o número de clientes na carteira de pedidos firmes de jatos da família Embraer 170/190, com a venda de 11 E-Jets (seis Embraer 170 e cinco Embraer 190) para a British Airways, do Reino Unido. A Empresa entregou os primeiros Embraer 190 para a KLM Cityhopper, da Holanda, e Embraer 195 para a Azul Linhas Aéreas, a primeira companhia aérea brasileira a operar um E-Jet. A Regional – Compagnie Aérienne Européene, subsidiária integral da Air France, recebeu o 500º E-Jet.

As novas vendas de jatos executivos da família Phenom aumentaram o número de contratos firmes para mais de 850 aeronaves. O jato Phenom 100, da categoria entry level, obteve o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), autoridades de aviação civil do Brasil e dos Estados Unidos. As duas primeiras unidades foram entregues em dezembro. O Lineage 1000, jato da categoria ultra-large, recebeu, no final do ano, o Certificado de Tipo da ANAC e da European Aviation Safety Agency (EASA) e o Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental Type Certificate – STC, em inglês) da FAA.

No segmento de Defesa e Governo, a Embraer se destacou no último trimestre pela efetivação de mais um importante contrato de venda do Super Tucano na América Latina para a República Dominicana, além da venda de uma aeronave para o transporte de autoridades na Ásia para o Royal Thai Army (Exército Tailandês). Em dezembro, foi assinado um aditivo contratual com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa A-1M de modernização das aeronaves AMX.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here