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Embraer quer vender até 250 jatos executivos em 10 anos

A Embraer espera vender até 250 aviões executivos Legacy nos próximos 10 anos, o que representaria 20% do mercado mundial estimado pela empresa para o segmento de aeronaves “super mid-size.”

A quarta maior fabricante de aviões do mundo está no setor de jatos corporativos desde maio 2002, quando foram iniciadas as entregas do Legacy. No ano passado, a área respondeu por cerca de 10% da receita total de R$ 6,7 bilhões da Embraer. O principal mercado da empresa é o de aeronaves comerciais.

“No segmento que participamos, o de “super mid-size”, esperamos vendas mundiais de 1.250 aeronaves nos próximos 10 anos. Desse total, imaginamos ter até 20%,” disse a jornalistas o vice-presidente da área de jatos executivos da Embraer, Antonio Pires Monteiro, às vésperas da feira de aviação corporativa Labace.

Atualmente, a participação da Embraer no segmento em que o Legacy está posicionado é de 13%, segundo Monteiro.

O Legacy, com preços que variam de US$ 16 a US$ 21 milhões, foi desenvolvido a partir da plataforma do avião comercial modelo 135 da Embraer, com capacidade para 37 passageiros. Há uma semana, a fabricante – que tem como rivais no setor empresas como Bombardier e Gulf Stream – ampliou o alcance da aeronave, que agora tem autonomia suficiente para vôo sem parada entre Nova York e Londres, por exemplo.

“O mercado de aviação executiva passou por uma crise como toda a indústria com os atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos. A onda de escândalos corporativos, como Enron e WorldCom, também prejudicou o setor,” disse Monteiro, lembrando que muitos dos clientes de jatos corporativos são empresas de grande porte.

Em 2003, segundo o executivo, as vendas mundiais de aviões executivos caíram 25%. A previsão para este ano é de estabilidade, com início de recuperação em 2005. No ano passado, a Embraer entregou 13 unidades do Legacy, número que deve ser elevado para 18 ou 19 aviões no atual exercício.

FONTE: Reuters Investor – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

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Last Updated on abril 19, 2004 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)