GOL Celebra Cinco Anos como Segunda Maior Companhia Aérea do Brasil

168

A GOL Linhas Aéreas completa cinco anos de operação em 15 de janeiro. A Companhia obteve 30% de market share em dezembro de 2005 e consolidou-se na vice-liderança do mercado brasileiro. A GOL introduziu o conceito baixo custo, baixa tarifa no Brasil e iniciou um processo sem precedentes de popularização do transporte aéreo oferecendo as menores tarifas do mercado. A trajetória da GOL tem sido de sucesso. Em 2001, quando foi inaugurada, a Companhia tinha apenas seis aeronaves. Hoje a frota é composta por 42 aviões Boeing 737 e o plano é chegar a 2010 com 86 aeronaves. A taxa de ocupação é a mais alta do setor e obteve média anual de 74%, enquanto a indústria brasileira registrou 70%, em 2005. Além disso, a Companhia foi a mais pontual ao longo do último trimestre do ano passado. A GOL iniciou as operações com 51 decolagens diárias para sete destinos. Hoje são mais de 430 vôos por dia. Isso significa que a cada três minutos e meio um avião decola rumo a um dos 49 destinos que a Companhia opera.

Antes de completar sete meses de atuação, já tinha alcançado o primeiro milhão de passageiros transportados. Atualmente, essa marca é atingida a cada três semanas. A Companhia trabalha para democratizar o transporte aéreo na América do Sul e em dezembro de 2004 realizou seu primeiro vôo internacional para Buenos Aires, na Argentina. Hoje já voa para seis destinos internacionais, além de ser a única Companhia que opera em todas as capitais brasileiras. Em junho de 2004, a GOL abriu capital nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa), Nível 2, e de New York (NYSE), tornando-se a segunda empresa brasileira a fazer seu IPO simultaneamente nas duas bolsas. Adota as melhores práticas de governança corporativa e sua rentabilidade é um dos índices que a coloca no privilegiado ranking das melhores empresas do setor aéreo do mundo. Outro motivo que a Companhia tem para celebrar nestes cinco anos é a satisfação de seus clientes.

Uma pesquisa realizada em setembro de 2005 revela que a qualidade nos serviços, a pontualidade, o preço competitivo das passagens, o atendimento, a comodidade, somados às facilidades tecnológicas conquistaram seus passageiros. Dos entrevistados, 92% voltariam a utilizar a Companhia e 89% a recomendariam para outras pessoas. A GOL é percebida como uma empresa inovadora, moderna e inteligente por 95% dos clientes, enquanto 96% a consideram prática, jovem e simples. Sua marca também foi considerada como a 8ª mais valiosa do Brasil e a 1ª do setor aéreo. A GOL aposta na geração futura e apóia as ações da Pastoral da Criança. Foi a primeira empresa parceira a receber o Certificado Parceiro de Ouro da Pastoral 2005, por sua contribuição ao trabalho da entidade. Atualmente, a Companhia apóia mais de dez projetos de âmbito nacional nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, social, esporte e cultura.

Entre eles, a Fundação GOL de Letra, a ONG Expedicionários da Saúde, a Expedição Vaga-Lume, o Instituto Criar de TV e Cinema e o SOS Mata Atlântica. Hoje, a Companhia emprega diretamente cinco mil colaboradores, sendo que muitos ocupam um posto de trabalho pela primeira vez. O ambiente corporativo estimula a autonomia dos colaboradores, o espírito de equipe, o compromisso com a redução de custos e a manutenção de canais de comunicação abertos. “Nossa missão para os próximos cinco anos é continuar disseminando o “Efeito GOL” (preços baixos estimulando a demanda) e ser reconhecida como a Companhia que iniciou a popularização do transporte aéreo com qualidade e preço baixo em toda a América do Sul. Sempre baseados nos pilares que consagraram a GOL até agora: qualidade no atendimento e serviços, inovação tecnológica, eficiência operacional, baixo custo, baixa tarifa e o comprometimento da equipe”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

, GOL Celebra Cinco Anos como Segunda Maior Companhia Aérea do Brasil, Portal Aviação Brasil, GOL Celebra Cinco Anos como Segunda Maior Companhia Aérea do Brasil, Portal Aviação Brasil

Deixe uma resposta