A GOL Linhas Aéreas completa cinco anos de operação em 15 de janeiro. A Companhia obteve 30% de market share em dezembro de 2005 e consolidou-se na vice-liderança do mercado brasileiro. A GOL introduziu o conceito baixo custo, baixa tarifa no Brasil e iniciou um processo sem precedentes de popularização do transporte aéreo oferecendo as menores tarifas do mercado. A trajetória da GOL tem sido de sucesso. Em 2001, quando foi inaugurada, a Companhia tinha apenas seis aeronaves. Hoje a frota é composta por 42 aviões Boeing 737 e o plano é chegar a 2010 com 86 aeronaves. A taxa de ocupação é a mais alta do setor e obteve média anual de 74%, enquanto a indústria brasileira registrou 70%, em 2005. Além disso, a Companhia foi a mais pontual ao longo do último trimestre do ano passado. A GOL iniciou as operações com 51 decolagens diárias para sete destinos. Hoje são mais de 430 vôos por dia. Isso significa que a cada três minutos e meio um avião decola rumo a um dos 49 destinos que a Companhia opera.

Antes de completar sete meses de atuação, já tinha alcançado o primeiro milhão de passageiros transportados. Atualmente, essa marca é atingida a cada três semanas. A Companhia trabalha para democratizar o transporte aéreo na América do Sul e em dezembro de 2004 realizou seu primeiro vôo internacional para Buenos Aires, na Argentina. Hoje já voa para seis destinos internacionais, além de ser a única Companhia que opera em todas as capitais brasileiras. Em junho de 2004, a GOL abriu capital nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa), Nível 2, e de New York (NYSE), tornando-se a segunda empresa brasileira a fazer seu IPO simultaneamente nas duas bolsas. Adota as melhores práticas de governança corporativa e sua rentabilidade é um dos índices que a coloca no privilegiado ranking das melhores empresas do setor aéreo do mundo. Outro motivo que a Companhia tem para celebrar nestes cinco anos é a satisfação de seus clientes.

Uma pesquisa realizada em setembro de 2005 revela que a qualidade nos serviços, a pontualidade, o preço competitivo das passagens, o atendimento, a comodidade, somados às facilidades tecnológicas conquistaram seus passageiros. Dos entrevistados, 92% voltariam a utilizar a Companhia e 89% a recomendariam para outras pessoas. A GOL é percebida como uma empresa inovadora, moderna e inteligente por 95% dos clientes, enquanto 96% a consideram prática, jovem e simples. Sua marca também foi considerada como a 8ª mais valiosa do Brasil e a 1ª do setor aéreo. A GOL aposta na geração futura e apóia as ações da Pastoral da Criança. Foi a primeira empresa parceira a receber o Certificado Parceiro de Ouro da Pastoral 2005, por sua contribuição ao trabalho da entidade. Atualmente, a Companhia apóia mais de dez projetos de âmbito nacional nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, social, esporte e cultura.

Entre eles, a Fundação GOL de Letra, a ONG Expedicionários da Saúde, a Expedição Vaga-Lume, o Instituto Criar de TV e Cinema e o SOS Mata Atlântica. Hoje, a Companhia emprega diretamente cinco mil colaboradores, sendo que muitos ocupam um posto de trabalho pela primeira vez. O ambiente corporativo estimula a autonomia dos colaboradores, o espírito de equipe, o compromisso com a redução de custos e a manutenção de canais de comunicação abertos. “Nossa missão para os próximos cinco anos é continuar disseminando o “Efeito GOL” (preços baixos estimulando a demanda) e ser reconhecida como a Companhia que iniciou a popularização do transporte aéreo com qualidade e preço baixo em toda a América do Sul. Sempre baseados nos pilares que consagraram a GOL até agora: qualidade no atendimento e serviços, inovação tecnológica, eficiência operacional, baixo custo, baixa tarifa e o comprometimento da equipe”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here