A GOL Transportes Aéreos, companhia aérea brasileira de baixo custo, baixa tarifa, comemora hoje seu sétimo ano de operação com a marca de mais de 75 milhões de passageiros transportados no Brasil e na América do Sul. A Companhia, que entrou no mercado brasileiro com o objetivo de popularizar o transporte aéreo, ultrapassou 40% de participação no mercado de vôos domésticos em dezembro de 2007. A taxa de ocupação média no ano passado foi de 70%. Hoje, a frota é composta por 78 aeronaves, que operam 640 vôos diários para 60 destinos, incluindo oito internacionais.

A proposta da GOL de popularizar o transporte aéreo, por meio da política de baixo custo e baixa tarifa, tem revolucionado o mercado nacional e hoje mais de sete milhões de passageiros viajaram de avião pela primeira vez com a Companhia. Desde o início das operações, em 2001, as tarifas médias dos vôos domésticos praticadas no Brasil foram reduzidas mais que 30%.

A atuação no segmento internacional começou em 2004, com vôos para Buenos Aires, na Argentina. De lá para cá, a participação da Companhia praticamente dobrou, atingindo 14% do mercado em 2007. “O forte crescimento das nossas vendas internacionais comprova o sucesso do nosso modelo de negócios, que vem atraindo clientes de outros países da América do Sul, à procura de transporte seguro e preços baixos”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL.

Além da Argentina, onde opera nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, a GOL voa para Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Sua expansão no mercado internacional também tem contribuído para impulsionar o turismo brasileiro. Entre 2006 e 2007, por exemplo, o número de argentinos transportados de Buenos Aires para os diversos destinos da Companhia no Brasil aumentou em 69%, um acréscimo de, aproximadamente, 128 mil novos passageiros.

Já no mercado doméstico foram inaugurados quatro novos destinos em 2007: Marabá (PA), Cruzeiro do Sul (AC), São José dos Campos (SP) e Presidente Prudente (SP). Na primeira semana de 2008, o 60º destino foi inaugurado: a cidade de Cabo Frio (RJ).

“Nossa missão para os próximos anos é continuar disseminando o ’Efeito GOL’ (preços baixos estimulando a demanda) e sermos reconhecidos como a Companhia que iniciou a popularização do transporte aéreo com segurança, qualidade e preço baixo em toda a América do Sul”, diz Constantino Júnior. “Continuamos focados nos pilares que consagraram a GOL no Brasil e no exterior: qualidade no atendimento e serviços, inovação tecnológica, eficiência operacional, baixo custo, baixa tarifa e comprometimento da equipe.

Em junho de 2004, a GOL se tornou a segunda companhia na história brasileira a abrir capital simultaneamente nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova York (NYSE). Desde então, vem sendo reconhecida por adotar as melhores práticas de governança corporativa. Seu desempenho a coloca em privilegiados rankings das melhores empresas do setor aéreo do mundo e a reputação de seus projetos de Responsabilidade Social ultrapassam as fronteiras do Brasil.

Em 2007, a GOL Transportes Aéreos viu a sua controladora, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, dar um importante passo na sua trajetória: a aquisição da VRG Linhas Aéreas, empresa que opera a marca VARIG. Com essa operação, formou-se um dos maiores grupos de aviação da América Latina, com 20 milhões de passageiros transportados ao ano.

“Todo esse sucesso é fruto da sinergia do trabalho diário dos nossos mais de 15 mil colaboradores da GOL e VARIG, assim como das nossas empresas parceiras e fornecedores”, afirma Constantino Júnior. “O ambiente corporativo estimula a autonomia dos nossos colaboradores, o espírito de equipe, o compromisso com a redução de custos e a manutenção de canais de comunicação abertos”.

Além de praticar tarifas competitivas, a GOL busca sempre novas formas para estimular o acesso ao transporte aéreo. Há dois anos criou o programa Voe Fácil, que permite a compra de passagens em até 36 parcelas e já atingiu mais de um milhão de inscritos desde seu lançamento. A Companhia também oferece promoções inovadoras, como “Você faz a Festa”, que comemora os aniversários das cidades onde opera, com a oferta de trechos grátis. Uma das campanhas de destaque em 2007 foi a “GOL e você são 10 para a AACD”, que ofereceu trecho ao preço de R$ 10 e cuja renda foi integralmente revertida para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Essa ação arrecadou mais de R$ 2 milhões para a instituição.

Outra característica da GOL durante seus sete anos é o uso intensivo de tecnologia. Primeiro revolucionou o mercado brasileiro de transporte aéreo ao concentrar suas vendas na internet, eliminando a emissão do tradicional bilhete, o que reduziu custos e simplificou o acesso dos passageiros aos serviços ofertados. Depois permitiu o check-in pela internet e pelo celular. A mais recente inovação tecnológica da GOL é a venda de bilhetes pelo celular por meio de parceria com a operadora Oi.

A GOL também investe em ações culturais, ambientais e esportivas. Desde 2001 foram patrocinados mais de 200 projetos culturais, como peças teatrais, eventos musicais, filmes e exposições. Em junho do ano passado, a GOL lançou o projeto V.I.A. GOL, que levará anualmente ao público de diversas capitais do país versões de grandes temas da cultura nacional, sempre numa linguagem reelaborada a partir dos preceitos que caracterizam a GOL: modernidade, dinamismo, inovação e alta tecnologia. Na primeira edição do V.I.A. GOL, em 2007, foi montada a ópera O Guarani, a mais famosa obra do maior operista brasileiro, Carlos Gomes no formato espetáculo-festa, que conciliou a tradição e erudição da ópera com a contemporaneidade da música eletrônica.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here