O sistema é totalmente automatizado, dotado de sensores que são acionados somente quando a carga é depositada em um dos quatro pontos de entrada da esteira. O total dos investimentos da Infraero na aquisição e instalação desse sistema é da ordem de R$ 8 milhões.
Na primeira etapa, colocada em operação no dia 28 de outubro, foram instalados 135 metros destinados à liberação de cargas armazenadas. Considerada mais complexa, a segunda fase, iniciada no mesmo período da primeira, contempla as cargas trânsito e de recebimentos. A conclusão está prevista para julho de 2009.
“O sistema permitirá a diminuição de custo operacional, bem como de riscos de avarias à carga, mediante redução do trânsito de empilhadeiras no terminal e maior agilidade no processo de liberação das mercadorias”, afirma o gerente de Logística de Cargas do Aeroporto de Guarulhos, Carlos Alcântara.
O Inspetor-Chefe da Receita Federal no aeroporto, José Antonio Mendes Gaeta, parabenizou a Infraero pelo investimento. “As parcerias firmadas têm promovido o aperfeiçoamento das atividades aduaneiras , tão importantes para o comércio exterior do país. Essas ações são relevantes e propiciam a otimização do fluxo de cargas”, declarou Gaeta.
Durante o período de janeiro a setembro de 2008, o Terminal de Importação do Aeroporto de Guarulhos registrou o recebimento de 2 milhões de volumes de mercadorias, o equivalente a 102.024 toneladas de cargas. Esses números representam crescimento da ordem de 16,11% e 9,37%, respectivamente, se comparado com o mesmo período do ano anterior.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP