“É com grande satisfação que anunciamos a certificação dessa excelente aeronave, reforçando ocompromisso da Embraer com o mercado australiano”, disse José Eduardo Costas, Diretor deMarketing e Vendas da Embraer – Mercado Ásia e Pacífico – Aviação Executiva. “Nossosclientes terão a conveniência de poder registrar seus Phenom 100 na Austrália.”Em 2005, a Embraer assumiu o desafio de projetar e fabricar um jato revolucionário, comconforto superior, desempenho excepcional, qualidades de vôo suaves e baixo custooperacional.

Tais objetivos foram, pouco a pouco, sendo atingidos e o Phenom 100 não somentecumpriu todas as especificações originais de projeto, como também ultrapassou diversosrequisitos de desempenho, incluindo velocidade máxima de cruzeiro de 390 nós (KTAS), 10 nós mais veloz que o prometido, e consumo de combustível até 3,6% menor que as estimativasiniciais. Os níveis de ruído externo apresentam margem de 33 EPNdB (Effective PerceivedNoise, em decibéis) em relação aos requisitos do Estágio IV da Organização da Aviação CivilInternacional (OACI).

O longo tempo entre paradas para manutenção programada – 600 horasde vôo ou 12 meses – confere ao Phenom 100 uma considerável vantagem com relação aos seuscompetidores, pois necessita de apenas de cinco paradas para manutenção programada em cincoanos. O desempenho em decolagem e pouso também é melhor do que o esperado. Ocompartimento de bagagem, que era o maior da categoria, ficou ainda mais amplo e teve acapacidade aumentada em 227 litros, de 1.274 para 1.501 litros.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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