A criação desse canal faz parte do processo de reestruturação do espaço, que, além da grande reforma, está passando por total reformulação visual.
O blog traz os comunicados do museu, que podem ser comentados pelos visitantes, e tem espaço para imagens e vídeos por meio do Flickr (álbum fotográfico digital) e do YouTube (site de compartilhamento de vídeos), com material relacionado à história do museu e às aeronaves do acervo. A criação é da agência Energy.
“O objetivo do blog é ser um canal de comunicação com os amigos do Museu, além de informar constantemente o público sobre a reforma e sobre outras novidades”, explica João Francisco Amaro, fundador e presidente do Museu TAM.
O blog estará no ar até o fim do primeiro semestre, quando está prevista a reabertura do museu. O site oficial da instituição voltará ao ar na mesma data.
Acompanhando os estudos de branding da TAM, implementados em fevereiro de 2008, o museu ganhará nova logomarca e passará a se chamar Museu TAM – Asas de Um Sonho, reforçando a paixão da companhia pela aviação.
O Museu TAM programou grandes novidades para 2009. Entre elas está a inauguração de um auditório para palestras, conferências, eventos culturais, atrações musicais e outros eventos. Esse espaço comportará até 300 pessoas.
Um dos destaques será a exposição de três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer 110) que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da TAM, doado por Manuel Tavares de Almeida Filho, presidente do Conselho do Banco Luso-Brasileiro.
A FAB (Força Aérea Brasileira), solidária com o esforço na reforma do museu, doou um Havilland Buffalo C-115. “O FAB 2364, conhecido por todos os aviadores e amantes da aviação, vai agora, depois de mais de 40 anos de valiosos trabalhos prestados ao país, encontrar um local digno de repouso”, diz João Francisco Amaro.
O espaço passa por reformas desde o dia 1º de julho de 2008 para ampliar a área útil e o acervo exposto. A área total do museu será de 83 mil m² e permitirá ao visitante apreciar também as aeronaves da TAM que estiverem em processo de manutenção no Centro Tecnológico da companhia.
O sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro levou pouco mais de uma década para ser concretizado. Em 1993, preocupados em preservar para as futuras gerações a história da aviação, o comandante Rolim, fundador da TAM, e seu irmão João Francisco tiveram a idéia de criar o Museu Asas de um Sonho.
Aberto ao público em novembro de 2006, o museu conta a história da aviação, homenageando seus criadores, construtores, mecânicos, heróis e pilotos. O objetivo é preservar a memória da aviação por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental.
Gerido pela EDUCTAM – Educação, Assistência e Cultura, associação sem fins lucrativos fundada pela TAM no ano de 1993, o museu conta com o benefício da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, criada pelo Ministério da Cultura para incentivar projetos culturais e artísticos.
O Museu TAM já é considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP