“O Junkers é um trimotor do final da década de 20 e foi a espinha dorsal do transporte aéreo da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Essa aeronave representou para os alemães o mesmo que o DC-3 para os norte-americanos. Será um orgulho tê-la no Museu”, explica João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

A aeronave não estará entre as mais de 80 peças expostas na reabertura operacional do Museu TAM, programada para janeiro de 2010. Segundo João Amaro, o avião está desmontado há muito tempo e vai exigir um gigantesco trabalho de pesquisa para a sua restauração. Mas ele acredita que, num futuro próximo, o Junkers poderá voar novamente. “A pintura deverá ser feita nas cores da Vasp ou do Sindicato Condor, que operaram o modelo no Brasil”, conta o executivo.

O Museu TAM é a materialização de um sonho que traduz a Paixão por Voar da companhia. Seu objetivo é contar e preservar a história da aviação, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental, além de homenagear construtores e mecânicos, preservar os feitos de heróis e pilotos e ainda despertar a vocação nos jovens e adolescentes para as variantes da profissão aeronáutica.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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