(Los Angeles) Um quadrirreator A340-500 da Singapore Airliens efetuou o vôo mais longo da história da aviação comercial, ligando sem escalas Cingapura a Los Angeles. O A340-500 decolou de Cingapura às 16 horas locais e completou o vôo direto de 14.093 km (7.609 m.n.) até Los Angeles em 14 horas e 42 minutos. O novo serviço diário é feito sem escalas em ambas as direções, numa etapa 1.000 km mais longa que a maior distância até então voada, entre Hong Kong e Newark. A Singapore Airlines está planejando inaugurar uma rota ainda mais longa entre Cingapura e Nova York em meados de 2004.
Chamado de A345 LeaderShip pela Singapore Airlines, o avião tem 64 lugares na classe executiva melhorada Raffles, e 117 na nova classe executiva econômica. As cabines de ambas as classes oferecem áreas especiais e atrações para os passageiros se socializarem e se descontraírem em vôos extras longos de até 18 horas e meia de duração.
Dotado de quatro turbinas Rolls-Royce Trent 500 para maior economia e confiabilidade em vôos muito longos, o A340-500 conta com uma flexibilidade operacional sem igual em viagens diretas sobre áreas remotas, como oceanos, cadeias de montanhas e regiões polares.
“Nós celebramos o fato de fazermos história para a aviação com este vôo. Este serviço abre não somente opções de viagens antes inexistentes para os clientes, como também cria novos padrões de conforto a bordo. Continuaremos nossa busca para elevar o padrão das ofertas aos clientes”, disse Huang Cheng Eng vice-presidente executivo de Marketing e de Regiões da Singapore Airlines.
“A Airbus sempre teve em seu âmago um espírito empreendedor pioneiro desde que foi estabelecida, da mesma forma que a Singapore Airlines tem sido renomada como pioneira no transporte aéreo. O vôo recorde de hoje entre Cingapura e Los Angeles, com o A340-500 pioneiro, serve para fortalecer essa orgulhosa credencial”, disse Noel Forgeard presidente e principal executivo da Airbus.
A família Airbus A330/A340 é líder de mercado em sua categoria, com 89 encomendas em 2003, levando o total acumulado de vendas para mais de 800 unidades para 60 clientes de todo o mundo. É a família de aviões preferida pelos passageiros em viagens longas, aparecendo sempre no topo das pesquisas de opinião independentes.
A Singapore Airlines fez sua encomenda original para o A340-500, de 5 compras firmes e 5 opções, em 1999. A empresa foi também cliente de lançamento do A380 Super Jumbo com 10 compras firmes e 15 opções. A Singapore Airlines será a primeira empresa a colocar o A380 em operação na primavera de 2006.

FONTE: Airbus/Multiplan – Aviação Brasil – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here