A TAM começou 2004 ocupando o primeiro lugar do ranking do mercado aéreo doméstico. Números do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) mostram que a empresa deteve 33,87% de participação sobre o total de passageiros pagantes transportados em viagens domésticas no mês passado.
O segundo lugar é da Varig, que ficou com 29,73% de participação sobre o mercado de aviação doméstica.
O desempenho de janeiro inverte a posição do ranking de 2003, quando a liderança era da Varig, seguida pela TAM.
Apesar da pequena diferença, as duas companhias juntas detêm mais de 60% do mercado aéreo doméstico.
Representantes da Varig e da TAM apresentaram hoje ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma proposta para criação de uma nova empresa para gerenciar uma série de operações conjuntas, como o code-share (compartilhamento de vôos), emissão automática de bilhetes, utilização do sistema de atendimento ao usuário e até a definição de políticas tarifárias.
Para a Pro-Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), esta proposta pode acabar com a concorrência no mercado aéreo e prejudicar o consumidor.
“O consumidor precisa ser protegido de qualquer ação que possa interferir na concorrência interna, e, consequëntemente nos preços”, disse a coordenadora jurídica da Pro-Teste, Marina Inês Dolci.
FONTE: FABIANA FUTEMA, Folha Online – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS