“Para a TAM, estar na SPFW é fazer parte de um mundo de criatividade e modernidade, que também são atributos de nossa marca. Nossos espaços apresentam o artesanato como manifestação da moda, além de trazer uma pitada da culinária e da música nacionais. Afinal, voamos para 42 destinos no Brasil e podemos dizer que conhecemos nosso país”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia.
A TAM criou três espaços para a semana de moda: um lounge para convidados; um local aberto à visitação do público em geral; e uma posição para serviços para check-in, remarcação e compra de bilhetes.
Para a montagem do lounge da TAM, a agência Criaccita visitou diversos pontos do Brasil em busca de peças especiais. O espaço é decorado com criações de artistas regionais, e TVs de plasma exibem documentários sobre a viagem dos curadores em busca dos objetos. “Essa mistura de manifestações de todo o país representa nossa diversidade e mostra nosso jeito de ser, sempre alegre e festivo”, explica Manoela.
Pequenos trechos da literatura brasileira ocupam as paredes dos ambientes. Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Machado de Assis, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade marcaram o imaginário popular com personagens que remetem a um Brasil atemporal e sempre em moda.
Música também será uma das atrações do lounge da TAM. O DJ Paulo Campos, conhecido pelo trabalho que mistura ritmos brasileiros tradicionais e modernos, será responsável pelo som ambiente e por uma apresentação ao vivo. Outros shows, que incluem o grupo Maria Bonita, com seu samba de raiz, ocorrerão diariamente, às 19h, 20h e 21h.
O serviço de buffet será outro atrativo. A TAM contratou a renomada chef Ana Luiza Trajano, responsável pela consultoria do serviço “Brasil a Bordo”, cardápio dos vôos internacionais da companhia, para oferecer todas as noites aos seus convidados uma mostra do que os passageiros podem degustar na Primeira Classe, na Executiva e na Econômica: queijo coalho com melado, canapé de banana da terra com geléia de pimenta, casquinha de camarão com farofa de dendê, e purê de abóbora com carne seca desfiada e pesto de cheiro verde, além de bananada e cocada de forno com crocante de castanha de caju.
Além do lounge, a companhia tem um espaço aberto, no piso térreo, onde os visitantes presenciarão entrevistas com personalidades, que serão transmitidas na programação de bordo das aeronaves da TAM durante todo o primeiro semestre.
Nesse ambiente, também é possível acompanhar a finalização de um vestido exclusivo do estilista Lino Villaventura, confeccionado especialmente para o evento. A rendeira Lili Castro, do Piauí, que representou o Brasil no Congresso Mundial de Bordado, vai concluir in loco a peça, que posteriormente será doada pela companhia. Por fim, o público poderá observar a confecção das tradicionais garrafinhas de areia colorida. A TAM trouxe artesãos do Rio Grande do Norte para criar imagens do Cristo Redentor, do Pelourinho, da Pampulha e de outros pontos turísticos do país. As garrafinhas serão distribuídas como brinde aos convidados do lounge no segundo andar.
A TAM deu início aos investimentos na moda em 2005, ao patrocinar a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Atualmente, a companhia apóia os estilistas Lino Villaventura, Valdemar Iódice e Amir Slama e leva informações sobre o setor e tendências aos seus passageiros na programação de bordo. “O patrocínio da moda é algo que tem na SPFW uma de suas grandes expressões, pela representatividade do evento no Brasil e no exterior. Mas vamos além. Patrocinamos estilistas e criamos um site especialmente sobre o assunto, o TAM Conexão Moda, que entra no ar nesta semana”, diz Manoela.
A edição de inverno 2009 do SPFW será realizada entre os dias 18 e 23 de janeiro, no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP