A TAP lançou o primeiro teste comercial de utilização de celulares a bordo. Este sistema, disponibilizado pela OnAir, empresa da SITA e Airbus especializada em comunicações móveis, permite aos passageiros da TAP efetuar ou receber chamadas de voz, enviar mensagens SMS e de correio eletrônico, através da utilização dos seus próprios celulares.
Para utilizar a estes serviços, o cliente precisa apenas ter um acordo standard de roaming internacional com o seu operador de origem. A TAP é uma das Companhias pioneiras, e a primeira da Star Alliance, a oferecer o Mobile OnAir aos seus clientes. Este serviço está disponível num avião A319, o CS-TTL, “Almeida Garrett”, que opera nas rotas de médio curso, e que ontem efetuou o primeiro vôo, entre Lisboa e Munique, já equipado com a sofisticada rede móvel. Os passageiros da TAP que viajem nesta aeronave, para um dos destinos de médio curso da Companhia, vão poder utilizar a esta nova facilidade durante os próximos seis meses, período de duração do teste comercial.
A instalação do novo sistema no avião da TAP foi concretizada na íntegra pelas equipes de Manutenção e Engenharia da Companhia. Concebido pela Airbus e certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), esta tecnologia consiste na colocação, a bordo, de uma avançada rede local GSM dentro da aeronave, com uma potência de transmissão muito baixa, que possibilita o uso de celulares, com a máxima segurança e sem interferências nos sistemas de navegação, quando o avião atinge a fase de cruzeiro, acima dos 4 mil metros, através de ligações ar-terra e terra-ar asseguradas por canais de comunicações via satélite.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP