A Embraer fechou contrato com a TRIP Linhas Aéreas para a venda de cinco jatos EMBRAER 175. O negócio inclui ainda opções para outras dez aeronaves e direitos de compra para mais 15. O valor total dos pedidos firmes, referido a preço de tabela, é de US$ 167,5 milhões, podendo ultrapassar US$ 1 bilhão, caso todas as opções e direitos de compra sejam confirmados para a aquisição de jatos EMBRAER 175.
“Temos orgulho de ter a TRIP Linhas Aéreas como a mais nova operadora da nossa família de E-Jets no Brasil”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “A TRIP é uma das maiores empresas aéreas regionais da América do Sul e temos certeza de que o EMBRAER 175 muito contribuirá para aprimorar ainda mais o seu processo de crescimento e a consolidação de uma malha aérea regional brasileira.”
Durante a análise da TRIP, o jato Embraer 175 apresentou vantagens em três aspectos fundamentais: melhor relação custo operacional versus conforto ao passageiro, seu desempenho em pistas curtas e sua capacidade de assentos (86). “O EMBRAER 175 foi escolhido pela TRIP após uma ampla avaliação técnica e econômica. A capacidade de assentos foi um critério decisivo, tendo em vista o fato de sermos uma empresa de aviação regional, o que significa que contamos com uma frota de aeronaves que devem ser adequadas ao nosso negócio”, afirma José Mário Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas.
Os jatos EMBRAER 175 da TRIP serão configurados em classe única e oferecerão grande conforto aos 86 passageiros. A entrega do primeiro avião está prevista para 2009. “O EMBRAER 175 foi escolhido pela TRIP após uma ampla avaliação técnica e econômica”, disse José Mário Caprioli, fundador e Presidente da TRIP Linhas Aéreas. “O modelo apresentou vantagens nos três aspectos fundamentais da nossa análise: melhor relação custo operacional versus conforto ao passageiro, performance em pistas curtas e capacidade de assentos. Este último critério foi decisivo, tendo em vista que somos uma empresa de aviação regional e, por conta disso, contamos com uma frota de aeronaves com menor número de assentos para atender nossos mercados e operações. Ficamos orgulhosos pelo fato de o jato ser justamente produzido no Brasil e colaborar no papel de integração do sistema aéreo comercial brasileiro.”
O EMBRAER 175 é o segundo dos quatro integrantes da família de E-Jets e entrou em serviço em julho de 2005. Em 31 de março de 2008, a família EMBRAER 170/190 de E-Jets possuía 835 ordens firmes e 840 opções, com mais de 45 clientes em 28 países, tendo ultrapassado a marca de 1,4 milhão de horas voadas.
Os modelos vêm ampliar a frota que atua hoje com 18 aeronaves nos modelos ATR 42 e ATR 72. A aquisição de novas aeronaves faz parte do Plano de Expansão da TRIP, que pretende desenvolver a mais eficiente rede de transporte aéreo por meio da integração regional, solucionando necessidades de deslocamento e interligando regiões. Ou seja, a companhia atende ligações entre cidades com baixa e média densidade de tráfego, e pretende ampliar cada vez mais a capilaridade da malha aérea brasileira com maior freqüência de vôos e novas rotas. “Novas rotas ainda estão sendo estudadas, mas quatro destinos já estão previstos para serem contemplados: Salvador, Vitória da Conquista, São José dos Campos e Guarulhos. Nossa meta é chegar a 70 municípios até o final deste ano e à marca de 100 até 2010”, afirma Caprioli.
A TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do País e também da América do Sul por atender o maior número de cidades e contar com a maior frota. Hoje a companhia realiza ligações entre 60 municípios, o que representa a malha aérea com maior distribuição no Brasil. Para se ter uma idéia, cerca de 50% das cidades atendidas só contam com operações aéreas da TRIP. A previsão é que chegue a cerca de 1 milhão de passageiros transportados no ano de 2008.
A ampliação e modernização da frota é uma meta rigorosa da TRIP. De 2006 até hoje, a empresa aumentou sua frota de 8 para 18 aeronaves, entre aquisições e a incorporação da TOTAL Linhas Aéreas. Para este ano, estão chegando duas novas aeronaves ATRs 72, totalizando assim uma frota de 20 aeronaves até o final de 2008. A meta da empresa é incrementar de 55 para 71 a média de assentos oferecidos por aeronave até o final de 2010.
Outro importante investimento se deu na aquisição de peças, acessórios, motores, oficina, e ainda no treinamento do efetivo. A empresa está montando um novo Centro de Treinamento em Belo Horizonte, com investimentos da ordem de R$ 8 milhões, além de um Plano de Dirigentes para formação de talentos na área administrativa e comercial em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Em linha com a modernização de sua frota e seu Plano de Expansão, a TRIP Linhas Aéreas renova sua identidade visual com mudanças na logotipia, tipografia e simbologia. O projeto, desenvolvido pela Leo Burnett, explora a característica de fomentador da aviação regional e alimentador entre cidades de baixa e média densidade de tráfego, remetendo a logomarca, assim, à extensa capilaridade de rotas da companhia, a partir da repetição dos quadrados que compõem o símbolo. Em sua campanha de lançamento, tem como slogan “Mais pontos para o Brasil”, numa referência à malha aérea da empresa, que atende o maior número de cidades no País.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP