Foto: Enos Moura Filho

Desde que o início de suas operações, em 1998, o A320 já transportou em torno de 7 bilhões de passageiros – o equivalente à atual população mundial. O A320 voa em todos os lugares do mundo, em todos os continentes, incluindo destinos exóticos como o Butão e a Antártida, onde a aeronave aterrissa em uma pista de gelo azul durante o verão.

Esta incrível e confiável família de aeronaves (confiabilidade operacional de 99,7%) nunca parou de evoluir, permanecendo no topo no quesito tecnologia e custo benefício. A Airbus gasta 300 milhões de euros por ano em desenvolvimento para a Família A320.

Os clientes da Família A320 agora terão novos Sharklets que economizará e cortará a queima de combustível em 3,5% a partir do final deste ano. O desejado modelo “neo” poupará 15% graças aos novos motores e os Sharklets.

A Airbus já vendeu mais de 8.500 aeronaves da Família A320 e entregou mais de 5.100 a 365 clientes e operadores. Devido a forte demanda, a empresa, que produz 40 modelos desta aeronave por mês, aumentará para 42 até o fim deste ano – a maior taxa de produção já vista para um avião comercial em todos os tempos. A fabricante entrega aviões com alto padrão de qualidade; alcançando 95% no índice de satisfação do cliente.

Os aviões da Família A320 já totalizaram 120 milhões de horas de voo. Atualmente, um deles decola ou aterrissa a cada 2,5 segundos em algum lugar do mundo.