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Aeroporto de Curitiba (Bacacheri)

Em 2009 o Aeroporto de Bacacheri processou  22.796 operações de pouso e decolagem, classificando-se como o 5º aeroporto mais movimentado da SRSU.

Em 2009,  o movimento operacional correspondeu a 9,1% da receita total do aeroporto, contra 90,9%  dos 35 contratos existentes de concessão de uso de área.

Sobre as operações no aeroporto:
a) Aviação Executiva: Constitui-se como o principal tipo de aviação do aeroporto, tanto pelo número expressivo de empresas de táxi aéreo sediadas (08) , bem como pela proximidade do aeroporto ao centro de Curitiba ( 07 km).
b) Aviação de Asas Rotativas: Atividade em expansão. Atualmente possuímos 08 helicópteros baseados no aeroporto, além da aviação executiva de asas rotativas.
c) Centros de Manutenção especializada:  Constitui-se forte demanda no aeroporto. Em média possuímos 45 aeronaves/dia em manutenção, e há forte procura de novos hangares no aeroporto para a expansão da atividade.
d) Aeroporto Escola: Vocação nata do aeroporto. Atualmente estão instaladas no aeroporto:
01 campus universitário (TUIUTI/FACAERO): 350 alunos/dia
01 Centro de Treinamento (EPA/EMBRAER): simuladores E-110 e E-120
01 Museu Aeronáutico (EPA):
03 escolas de aviação: 80 alunos matriculados.
e) Aviação Militar:  Expressiva no aeroporto, através das operações:
Cindacta-II: 01 aeronave
Governo do Estado: 08 aeronaves
Polícia Rodoviária Federal: 01 helicóptero

Em relação às demandas atuais e investimentos futuros destaca-se a contratação neste ano de projeto executivo para o novo Terminal de Passageiros, concebido para atender a aviação executiva, e com início das obras em 2011, com valores aprovados de R$ 7,5 milhões. Também neste ano será licitado o Projeto Executivo de ampliação de hangares e vias de acesso ao aeroporto, para também atender a demanda existente, com valores aprovados de R$ 3,0 milhões.

Detalhes do projeto:

a)    Detalhamento do PDA: Para atender forte demanda por novas áreas de hangares:
Realocação dos Postos de Abastecimento de Aeronaves
07 novas áreas para hangaragem
Acesso ao aeroporto
Projeto: 2010
Execução: 2011-2012

b)    Ampliação Sala AIS/Administração: Para atender quesitos:
Ampliação Sala AIS  – padrão “B”
Banheiro para deficientes
Sala VIP
Administração do aeroporto
Execução: 2010

c:)    Novo TPS:  Para atender aviação executiva (nicho). Primeiro da Rede INFRAERO planejado para este fim.

Projeto: 2010
Execução:2011-2012

Outra importante conquista do aeroporto neste começo de ano foi a obtenção pelo Ibama da autorização de implementação do Plano de Manejo da Avifauna, nos colocando como o primeiro da rede Infraero a ter esta autorização, dentro os padrões exigidos pela Resolução 72/2005 do Ibama.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

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Last Updated on outubro 20, 2020 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)