Foto: Infraero
Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Imperatriz, no Maranhão. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Imperatriz, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

Os dados antes do ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Voos em Operação

No final da década de 1930, a cidade de Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular através de hidroaviões (Junkers) operados pelo Sindicato Condor, que utilizou o rio Tocantins de 1939 a 1945. Ao fim da 2ª Guerra Mundial, entrou em operação um aeroporto localizado numa área que hoje recebe diversos órgãos públicos, dentre eles o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.
Anos mais tarde, em março de 1955, começou a operar naquele antigo aeroporto a companhia Cruzeiro, utilizando aeronaves modelo DC-3. Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela Real – Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, com frequência de dois voos semanais.
No final da década de 60, estudos indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 km do centro da cidade.
As obras do novo terminal foram executadas por administração direta da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e concluídas em 25 de maio de 1973.  Em 3 de outubro de 1980, o terminal passou a ser administrado pela Infraero.
O Aeroporto de Imperatriz, Prefeito Renato Moreira, completou 44 anos de operações ontem, 25 de maio de 2017. Localizado a cinco quilômetros do centro, o aeroporto liga a cidade a cinco destinos nacionais –  Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA) Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) – por meio de cinco voos diários das companhias aéreas Azul e Latam.
O superintendente do aeroporto, Enos Domingues, destaca que o terminal tem papel fundamental para a região por ser o único nas proximidades a receber aeronaves de porte médio com aviação regular. “Os passageiros, em quantidade cada vez maior, chegam à cidade em busca do turismo de negócios, ecológico, em especial para conhecer a região das cachoeiras que conta com o Parque Nacional da Chapada das Mesas, e muitos estudantes, devido ao número crescente de universidades locais”, afirma.
Com capacidade de receber até 1,2 milhão de passageiros ao ano, em 2016, o terminal maranhense registrou 284.231 embarques e desembarques, e 6.292 pousos e decolagens.
O nome do aeroporto – Prefeito Renato Moreira – foi dado em 2003 em homenagem ao ex-prefeito do município.
Desde março deste ano, o Aeroporto de Imperatriz conta com horário de operações diferenciado, funcionando, de segunda a sábado, da 1h às 19h; e aos domingos, de 6h às 22h. O objetivo da mudança foi atender a demanda das empresas aéreas que operam no terminal, de modo que a população continue contando com outras opções de voo.
O Aeroporto de Imperatriz recebeu, em 2012, uma reforma e ampliação de seu terminal de passageiros, que aumentou as salas de embarque e desembarque, área de manuseio de bagagens com novas esteiras, terraço panorâmico e Centro de Operações Aeroportuárias. As melhorias ampliaram a capacidade do aeroporto, proporcionando conforto, agilidade e satisfação aos passageiros e usuários.
O saguão do terminal de passageiros do aeroporto também foi ampliado de 456 para 972 m². Com as intervenções, os sanitários e a banca de revista, anteriormente localizados na área de desembarque, foram transferidos para outro local no saguão. A reforma também contemplou a modernização das instalações elétricas e eletrônicas, a substituição da cobertura e do forro do terminal, a implantação da nova sinalização, além da pintura das paredes.
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)A Infraero administra este aeroporto desde 3 de novembro de 1980. Exatamente um ano depois desta data, foi inaugurado oficialmente. A estrutura do terminal de passageiros, inicialmente construído pela COMARA, foi modificada e ampliada em 1998, recebendo benfeitorias como a construção de novas áreas de embarque/desembarque, além da ampliação do saguão e climatização de todo o terminal. Sítio Aeroportuário Área:     3.000.000 m² Pátio das Aeronaves Área:     18.725,32 m² Pista Dimensões(m):     1.798 x 45 Terminal de Passageiros Capacidade/Ano: Área(m²):     1.082 Estacionamento Capacidade:     59 vagas Estacionamento de Aeronaves Nº de Posições:     12 posições Aeroporto de Imperatriz s/nº Imperatriz – MA CEP:65915-000 PABX:(99) 3524-4666 FAX:(99) 3524-4677 Distância do Centro: 4 km Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)