Aeroporto de Joinville

Conheça um pouco mais sobre o aeroporto de Joinville, em Santa Catarina

7858
Foto: Infraero

Com capacidade para receber até 1,3 milhão de passageiros ao ano, diariamente 1,3 mil pessoas embarcam e desembarcam em Joinville. Somente em 2018, foram registrados mais de 480 mil viajantes e 7.220 voos, entre pousos e decolagens, operados pelas companhias Azul, Gol e Latam.

Entre janeiro e agosto de 2019 foram embarcados 183.145 passageiros, sendo que 45,13% pela Latam, 33,78% pela Gol e 21,09% pela Azul. Houve crescimento de 15,8% nos embarques se comparado ao mesmo período de 2018.

O terminal de passageiros catarinense conta com 4 mil m² e capacidade para atender até 800 mil usuários por ano. São 15 posições de check-in e sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico e o sistema Elo, equipamento que garante o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC), completou 47 anos de operações no dia 23 de julho. Para comemorar a data, a Infraero disponibilizou, em frente ao aeroporto, a placa de inauguração do primeiro terminal de passageiros da cidade, que na época chamava-se Terminal de Passageiros do Cubatão. No fim da década de 1990, a estrutura foi demolida para dar lugar ao novo aeroporto.

“A placa de inauguração, incrustada em uma pedra, ficou esquecida com as obras do novo terminal de passageiros, e, quando encontrada, foi armazenada em uma área interna do aeroporto”, disse o superintendente Rones Rubens Heidemann. “A instalação dessa placa na área externa do terminal valoriza a história da cidade e da aviação no estado de Santa Catarina”.

O aeroporto possui um Sistema de Aproximação por Instrumentos – Categoria 1. Também conhecido por ILS, do inglês, Instrument Landing System, o sistema reduz o número de cancelamentos de voos devido ao mau tempo e, com isso, favorece diversos setores da cidade, em especial o turístico e empresarial.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)