Azul Conecta
Foto: Azul

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Oriximiná, no Pará. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Oriximiná, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

O Aeroporto de Oriximina possui uma pista de 1600x30m asfaltada e é servida atualmente pela Azul Conecta, que liga a cidade ao aeroporto de Trombetas, com os Cessna Caravan.

No ano 2000* era servido pela Meta e pela Penta. A Penta deixou de operar no aeródromo em 2002 e entre 2004 e 2005 a Puma Air estabeleceu voos no aeroporto. A Meta operou até 2011 em Oriximiná e depois de 9 anos o aeroporto voltou a receber voos com a operação da Azul Conecta.

Integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Ministério da Infraestrutura participaram, em 30 de novembro de 2020, da inauguração da obra de implantação de auxílios visuais e cerca operacional no Aeroporto de Oriximiná (PA), a fim de que o aeródromo possa receber linhas de voo regulares e realizar operações no período noturno.

A obra consistiu na implantação de uma cerca operacional em gradil ao redor de todo o aeródromo, com mais de seis quilômetros de extensão, modernos auxílios visuais em LED, farol rotativo, biruta iluminada e o equipamento Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI, do inglês Precision Approach Path Indicator) em ambas as cabeceiras.

Os recursos alocados foram provenientes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a qual contemplou o aeródromo de Oriximiná em virtude do potencial promissor para o mercado da aviação civil. Coube ao Comando da Aeronáutica, por intermédio da COMARA, executar a obra cuja duração atingiu 14 meses e demandou cerca de 60 pessoas como mão de obra direta.

  • os dados angteriores ao ano 2000 estõ sendo levantados pelo Portal Aviação Brasil para breve publicação.

Fontes: Aviação Brasil e complemento com informações da FAB

Voos em Operação