O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes, administrado pela Aena Brasil, ficou em primeiro lugar do Brasil, pela segunda vez consecutiva, e foi o quarto colocado no mundo, entre os terminais de médio porte, segundo o levantamento The On-Time Performance Review 2022 – Airlines & Airports.
A pesquisa, que registra a pontualidade dos terminais, é realizada pela consultoria Cirium, uma das mais importantes do setor aéreo. Dentro da sua categoria, o Recife obteve a maior pontuação de todo o Ocidente, obtendo índice de 88,95% de operações nos horários previstos. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira, com dados registrados ao longo de 2022.
Desde março de 2022, o Aeroporto do Recife passa por melhorias que visam trazer mais conforto, segurança e agilidade para os usuários. O terminal terá 60% a mais de capacidade, totalizando uma ampliação de 24 mil metros quadrados. As melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes, além de muitos outros itens de conforto, como duas salas VIPs. O pacote de melhorias também inclui a automação dos processos de imigração, acesso ao embarque e processamento de bagagens.
Além da pontuação registrada no The On-Time Performance Review 2022 – Airlines & Airports, da Cirium, o Aeroporto do Recife também foi primeiro lugar do Brasil na avaliação dos consumidores em pesquisa feita pela consultoria AirHelp. No ano passado, ainda recebeu o prêmio Aviação Mais Brasil 2022, do Ministério da Infraestrutura, como o mais pontual na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros. No caso da Cirium, a consultoria atesta que sua avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa.