Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont)

1487
Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil
Foto: Infraero

Inaugurado em 30 de novembro de 1936 com uma pista de 700 metros! O terminal de passageiros teve início de sua construção dois anos após mas foi entregue somente após o término da segunda guerra mundial, em 1945. Sua pista foi ampliada para 1.050m em 1938 e para 1.350m em 1947. A partir desse momento os voos intercontinentais foram transferidos para o Galeão, onde as aeronaves Boeing 377, Douglas DC-6 e Constellation poderiam decolar com maior peso de decolagem e autonomia.

Em 1959 foi inaugurada a Ponte Aérea, através de um acordo entre os operadores Cruzeiro do Sul, Varig e Vasp, que operavam na época a rota com o Convair 340, Convair 240 e Scandia, respectivamente.

Em março de 1975 os Lockheed Electra II, da Varig, se tornaram o equipamento exclusivo da operação, e os assentos eram proporcionalmente divididos entre os operadores (Cruzeiro, Varig, Transbrasil e Vasp).

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Em 1989 a TAM – Transportes Aéreos Regionais, passou a operar na rota com o Fokker F-27 MK500/600 e permitiu também realizar reserva de assentos, algo indisponível nos voos dos Electra.

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Em novembro de 1991 os Electra II deram espaço a modernidade e os Boeing 737-300 assumiram a operação da rota, com a Varig e Vasp inicialmente, e pouco tempo tempo a Transbrasil, entrando com aeronaves próprias.

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Em 1992 a TAM substituiu o Fokker F-27 pelo Fokker 100 na Ponte Aérea, fazendo frente as concorrentes.

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Em 13 de fevereiro de 1998 o Aeroporto foi consumido por um incêndio e suas operações só foram retomadas em 15 de agosto daquele ano. Os voos foram transferidos para o Galeão e boa parte dos arquivos do então DAC – Departamento de Aviação Civil, foram perdidos na ocasião.

A Portaria nº 187 de 8 de março de 2005 do Departamento de Aviação Civil, entrou em vigor 5 dias depois e restringiu o Santos Dumont aos voos da Ponte Aérea e voos regionais com aeronaves até 50 lugares.

Em 26 de maio de 2007 foi inaugurado o novo terminal de passageiros, moderno e com 8 pontes de embarque.

Em 3 de março de 2009 a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, revogou a Portaria 187 de 8/3/2005 e liberou novamente o aeroporto para operação de aeronaves maiores em rotas interestaduais, além da Ponte Aérea.

Passageiros Embarcados e Desembarcados – 2000 a 2018

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Passageiros Embarcados em 2018 x 2017

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Passageiros Embarcados – Market-Share

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil

Rotas atuais com as empresas que operam e modelo de aeronave

Santos Dumont, Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), Portal Aviação Brasil