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Aeroporto Internacional de Rio Branco

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Rio Branco, voos domésticos de passageiros

Voos em Operação

Um pouco da história

O primeiro aeroporto da cidade Rio Branco, denominado Aeroporto Salgado Filho, funcionou a partir da década de 1940 e atendia à aviação geral que, à época, utilizava aeronaves como o Douglas DC-3, com capacidade para aproximadamente 40 passageiros. Algumas das empresas e linhas que atenderam aquele aeroporto: Syndicato Condor – Corumbá – Cáceres – Rolim de Moura – Forte Príncipe da Beira – Guajará Mirim – Porto Marques – Porto Velho – Rio Branco – Boca do Acre com um Junkers W-34 Panair do Brasil – Manaus – Borba – Manicoré – Humaitá – Porto Velho – Presidente Marques – Rio Branco com um Sikorsky S-38B Syndicato Condor – Porto Velho – Lábrea – Boca do Acre – Rio Branco com um Junkers W-34 Panair do Brasil – Rio de Janeiro – Goiânia – Cuiabá – Vilhena – Porto Velho – Presidente Marques – Rio Branco – Guajará Mirim – Forte Príncipe da Beira – Cuiabá – Rio de Janeiro com um Lockheed L-18 Lodestar Posteriormente, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Presidente Médici, que funcionou a partir de 1973, atendendo à aviação geral e à aviação regular, ligando a região Norte a todos os grandes centros do país, utilizando geralmente aeronaves do tipo Boeing 737. A área em que foi construído o Aeroporto Internacional Presidente Médici pertencia a um particular que a conseguiu de volta no final dos anos 1990. As obras foram iniciadas rapidamente e o Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro foi inaugurado em 22 de novembro de 1999, para atender ao fluxo de passageiros e cargas na região mais ocidental do Brasil. O nome é uma homenagem ao político gaúcho que viveu no Acre e, aos 27 anos, liderou a Revolução Acriana, vencendo o exército boliviano. Durante a operação de migração para o atual complexo aeroportuário, o antigo Aeroporto Internacional Presidente Médici operou até as 23h59 (hora local) do dia 17 de novembro de 1999, com a decolagem de uma aeronave de linha área regular, cujo destino era a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. A aeronave, no voo de retorno, pousou já no novo aeroporto, cuja operação iniciou-se à 0h (hora local) do dia 18 de novembro de 1999. A partir do início da década de 2010, o aeroporto passou por importantes reformas no pátio e nas pistas. Atualmente, estão em execução três obras distintas no aeroporto, uma para reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros, e uma para recuperação de pavimentos de todas as áreas de movimento, tais como pista, taxiways e pátio e, outra para recuperação da infraestrutura do sistema viário e do Pátio de Aviação Geral do Aeroporto. Fonte: Infraero

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Last Updated on fevereiro 23, 2021 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)