A fabricação do primeiro A350-900 XWB da TAM Linhas Aéreas encontra-se em progresso na linha de montagem final da Airbus em Toulouse, na França. Já foram instaladas na fuselagem da aeronave as asas, os lemes horizontal e vertical, o trem de pouso principal e o cone da cauda.

O A350 XWB é produzido com 70 por cento de materiais avançados, dos quais 53 por cento são materiais compostos, e traz inovações que proporcionam eficiência extra para as companhias aéreas.

As asas foram especialmente desenhadas para se adaptarem a cada fase do voo, alterando sua forma para proporcionar máxima eficiência aerodinâmica. Isso contribui para reduzir emissões de gás carbônico (CO2) e consumo de combustível em 25 por cento, em comparação às aeronaves concorrentes da geração anterior.

A TAM será a primeira companhia aérea das Américas a operar o A350 XWB e a quarta no mundo. A entrega do primeiro A350 XWB está programada para o final deste ano. A empresa possui um pedido total de 27 A350 XWB’s.

O A350 XWB é o mais recente modelo incorporado à linha de produção widebody da líder de mercado Airbus e possibilita uma considerável redução no consumo de combustível. Todos os novos A350 XWB, aviões de porte médio e de longo alcance, utilizam fibra de carbono em sua fuselagem e em suas asas. Além disso, este equipamento estabelece um novo padrão de conforto aos passageiros e de eficiência operacional, além de uma boa relação custo – benefício.