Terceira seleção a pisar em solo brasileiro para a Copa do Mundo pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, a equipe da Argélia chegou em um Airbus A330-200, neste domingo, dia 8, às 6h10. A equipe ficará hospedada em Sorocaba (SP) e utilizará Campinas (SP) para os deslocamentos para as cidades sedes.
Costa do Marfim e Japão chegaram ao Brasil por Viracopos nos dias 6 e 7 de junho, respectivamente, e Portugal aterrissa no terminal na quarta-feira, 11 de junho.
As seleções de Honduras, Nigéria e Rússia também utilizarão Campinas para os descolamentos domésticos, totalizando sete equipes que passam pelo novo aeroporto de Viracopos durante a Copa, em um total de 46 voos na primeira fase da competição.
Mais uma vez os procedimentos foram eficientes e, após a recepção das autoridades e entrevistas, os jogadores seguiram para os procedimentos de check out com a Polícia Federal e a Receita Federal.
Um painel pintado pelo artista Paulo Consentino recria a comemoração de um gol de um dos principais jogadores do time, Sofieane Feghouli, do Valencia da Espanha. O painel ainda contém representações de jogadores da Costa do Marfim, Japão, Portugal e Rússia.
Após os trâmites de entrada no país, os jogadores deixaram o aeroporto de ônibus às 7h40 rumo a Sorocaba, onde ficam hospedados. No total, do pouso até a saída do aeroporto, o procedimento durou 1h30.
Os argelinos voltam ao novo aeroporto de Viracopos no dia 15 de junho, rumo a Belo Horizonte, para o primeiro jogo, contra Bélgica, e retornam no dia 17.
Toda a operação envolveu cerca de 300 pessoas, entre Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Emdec e funcionários de diversas áreas de Viracopos, como Segurança e Operações.