Com base na longa história da família A320 de possuir cabines amplas, a Airbus oferece às companhias aéreas a opção de incluir assentos extra largos em sua configuração de cabine, sem reduzir o número total de assentos na classe econômica. Mais de 50 assentos extra largos podem ser incluídos em um avião A320 e fornecer aos passageiros dois assentos de aproximadamente 51 cm por fileira, um em cada lado do corredor, em vez dos usuais assentos de 43,18 cm.
Este é o momento ideal para os assentos extra largos, dado o interesse das companhias aéreas na geração de receitas adicionais e na oferta de upgrades com mais espaço para as pernas. Estes assentos mais largos tendem a atrair os passageiros dispostos a pagar mais por mais espaço, incluindo mães que viajam com crianças pequenas, pessoas de alta estatura, homens de negócios e passageiros que querem se manter mais afastados do passageiro do lado.
Espaço ou largura?
Enquanto alguns passageiros dão mais importância à largura e outros, ao espaço, tanto a Airbus quanto a Boeing têm realizado pesquisas independentes, mostrando que, quando se trata de aceitabilidade de assento, 2,54 cm de largura equivalem a 4 cm de espaço. Assim, a diferença de 7,62 cm de largura, na linha de base do assento extra largo, equivale a 12,19 cm de espaço, o que corresponde ao existente “espaço extra para as pernas” oferecido pelas companhias aéreas, mas sem comprometer o número de assentos.
Com base no feedback das companhias aéreas sobre o espaço extra, o valor líquido atual para a inclusão de assentos extra largos poderia representar, em média, um aumento de 3 milhões de dólares por avião, em receitas adicionais, ao longo de 15 anos. Além disso, estes assentos poderiam promover a fidelidade dos passageiros, seja como um benefício àquele passageiro frequente, seja como um aumento de receita para além dos upgrades.
O assento extra largo é um excelente upgrade, sem comprometer em nada a eficiência da cabine. O A320 é o único avião de corredor único em sua categoria que oferece este recurso exclusivo, ao mesmo tempo em que proporciona os maiores compartimentos de bagagem, além de maior espaço debaixo dos assentos. Fornece às companhias aéreas aumento na flexibilidade e o assento de corredor de 50,8 cm é apenas uma maneira de usá-lo.
É por isso que os aviões da Família A320 nunca são chamados de “estreitos” como outros aviões de corredor único. Eles são apenas demasiadamente grandes para tal palavra!