A nova ferramenta de atendimento online da TAM Linhas Aéreas, batizada de Julia, já mostra resultados expressivos nas suas duas primeiras semanas de funcionamento, somando mais de 70 mil atendimentos realizados. O sistema de inteligência artificial disponível no site www.tam.com.br foi criado para auxiliar instantaneamente os passageiros na busca de informações. Inicialmente, Julia está preparada para responder a questões sobre serviços úteis ao cliente da TAM, como compra de passagens, despacho de bagagens, reembolso, documentação necessária, pontos do cartão TAM fidelidade, embarque, entre outras.
A companhia registrou 71.878 interações com clientes no período. Dessas, foram respondidas 221.896 perguntas, com um índice de 82% de sucesso nos atendimentos. As dúvidas não solucionadas imediatamente são tratadas por uma equipe de suporte da empresa, e as respostas incluídas na rede neural virtual da atendente. Da próxima vez que as mesmas questões forem feitas por outros clientes, a atendente virtual já saberá a resposta.
De acordo com Rodrigo Trevizan, diretor de Vendas Diretas da TAM, trata-se de um processo de aprendizagem, mas com uma enorme capacidade de processamento. “Caso a atendente não tenha entendido a pergunta, ela pede que o cliente reformule sua questão até que ela possa dar um retorno satisfatório”, explica.
A Next IT http://www.nextit.com, empresa selecionada pela TAM para desenvolver o sistema da atendente virtual, foi fundada em 2002, em Washington (EUA), na cidade de Spokane. Segundo Marcos Davidiuk, diretor de Operações da Next IT no Brasil, a solução de inteligência artificial, desenvolvida por eles, utiliza técnicas de Programação de Linguagem Natural (NLP), em conjunto com uma tecnologia aplicada que permite a compreensão da intenção das perguntas feitas pelos usuários, indo além da busca por palavras-chave.
A ferramenta desenvolvida pela Next IT é utilizada por companhias aéreas como Alaska Airlines e United Airlines, além de Aetna, Amtrak, Gonzaga University e Exército americano.