A Azul atingiu um expressivo número de rodas e freios reparados em sua oficina em Viracopos, Campinas (SP). Desde o primeiro serviço nas rodas de um avião da companhia em sua oficina especializada, no dia 30 de abril de 2020, já foram feitos até hoje mais de 15.000 procedimentos de manutenção de rodas e 1.000 freios.

Para Flavio Costa, vice-presidente Técnico da Azul, a Oficina de Rodas e Freios da companhia no hangar vem rendendo bons resultados. “É gratificante atingir essas marcas em tão pouco tempo. Ainda mais porque tem sido uma grande vantagem contarmos com essas manutenções realizadas ao lado do nosso principal hub. Nossas aeronaves, por exemplo, ficam menos tempo paradas para os reparos, o que reduz custos e minimiza vários outros impactos, diretos e indiretos, para nossas operações. Outra facilidade é podermos aproveitar nossa localização e operações aéreas para levar rodas e freios reparados para todo o Brasil”, explica.

Com 1,2 mil m², a Oficina de Rodas e Freios da Azul realiza atualmente não apenas serviços nas aeronaves da frota da companhia – a mais diversificada do país, e também com capacidade de atender demandas de qualquer empresa que procurar a companhias. Isso ocorre desde a inauguração, neste ano, da nova unidade de negócios, a Azul TecOps, especializada em manutenção, reparos e revisões das frotas Airbus, Embraer, Boeing e ATR. “Estamos atuando com a excelência e know-how para atender a diversas empresas aéreas. Nosso diferencial é unir inovação com a renomada experiência dos Azultecs, nossos Tripulantes de Manutenção”, conclui o executivo.

Como funciona a Oficina de Rodas e Freios

A Oficina localizada em um local estratégico, ao lado hangar de Viracopos, em Campinas (SP), possui dois tipos de serviços em rodas: o primeiro é a revisão parcial, na qual é feita a troca do pneu, desmontagem parcial, inspeções, montagem e teste, levando três dias para concluir tais procedimentos. Já o segundo tipo de serviço, é chamado de revisão geral ou overhaul, responsável por realizar toda essas ações da revisão parcial, e incluindo a desmontagem total das rodas assim como inspeções mais e pinturas, levando uma média de sete dias para serem disponibilizadas para operação.

A manutenção dos freios também segue os mesmos dois tipos de serviços, reparos e overhaul, levando cerca de 12 dias para serem concluídas.

Números da Oficina de Rodas e Freios da Azul

Tamanho da área: 1,2 mil m²
Quantidade de Azultecs responsáveis pelos reparos de rodas e freios: 40 Tripulantes, entre administrativos, técnicos de manutenção, auxiliares técnicos e pintores.
Quantidade de serviços de Revisão Parcial de Rodas: 12.368
Quantidade de serviços de Revisão Geral de Rodas: 2.012
Quantidade de serviços de Inspeções de Rodas: 740
Quantidade de serviços de revisão de Freios: 1.000

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here