A Azul Linhas Aéreas passará a oferecer voos regulares de Congonhas para Brasília, Porto Alegre, Curitiba, além de ampliar para Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro, a partir de 26 de março de 2023.
Seguido do aumento de capacidade no aeroporto de Congonhas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou esse mês a nova distribuição de slots (autorizações de pousos e decolagens) no aeroporto. Com isso, a Azul mais que duplica sua presença histórica de operação no aeroporto, que era de 41 slots, e passa a operar 84 movimentos de pousos e decolagens a partir de março de 2023.
Com a ampliação da Azul em Congonhas, os clientes da companhia passam a ter novas possibilidades de conexões para todo o Brasil e Porto Alegre e Curitiba retomam a ligação direta com Congonhas pela Azul, que também amplia voos para Belo Horizonte e Recife, principais hubs regionais. Além disso, haverá aumento dos voos da ponte aérea, ligação com o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A grande novidade é a rota Congonhas – Brasília, inédita na malha da companhia.
A Azul escalou as aeronaves mais modernas da sua frota para operar em Congonhas. A maior parte das aeronaves que vão cumprir as rotas serão os Airbus A320neo e Embraer 195–E2 é de última geração, ou seja, têm o menor custo do mercado e são mais eco eficientes, já que consomem menos combustível e emitem menos CO2, além de serem mais silenciosas. Elas também oferecem o melhor entretenimento a bordo que existe no mercado.