A Azul Linhas Aéreas solicitou autorização à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – para inclusão da rota entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Hugo Cartergiani de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.
Quando aprovada, Caxias do Sul ganhará duas freqüências diárias, ligando a cidade ao aeroporto de Campinas, com partidas às 10h40 e 18h30. Já no sentido oposto, as saídas estão previstas para às 8h37 e 16h35 de Viracopos. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 10 de novembro, com os modernos jatos Embraer 190 e 195.
Caxias do Sul é conhecida como a Capital da Montanha, por sua localização e clima. A cidade é polo centralizador da região mais diversificada do País e uma das mais ricas do estado, por suas vastas parreirais, vinícolas, parque industrial e comercial dinâmico.
A história da cidade está atrelada a colonização italiana, em sua maioria composta por camponeses da região do Veneto, na Itália. Junto com os imigrantes, outras etnias se instalaram em Caxias e região. Cantos, linguagem, hábitos e tradições estão intimamente ligadas aos colonizadores. Ao lado do lastro cultural, convive a tradição gaúcha. O churrasco, o vinho, a polenta, o galeto, as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália fazem parte da Metrópole hoje.