A Azul Linhas Aéreas apresentou mudanças expressivas em seu site de compras de passagens aéreas. Com investimentos em toda sua infraestrutura, arquitetura da informação e design, o objetivo da transformação foi de proporcionar uma navegação prática e intuitiva, de maneira que os clientes pudessem realizar suas compras de passagens, pacotes de viagens, localizar informações e tirar dúvidas de forma imediata.

“O site de vendas e informações de uma empresa reflete a postura de sua marca. Ele busca formas de interagir e fidelizar o cliente. Pensando nisso, direcionamos nossos esforços para criar um site em que a experiência do cliente será exaltada,colocando todas suas necessidades em primeiro lugar”, afirma o diretor da Azul,Kleber Linhares.

Para elaborar o novo site, os Departamentos de Marketing Interativo e TI iniciaram um processo de pesquisa e desenvolvimento que levou oito meses para ser concluído para ouvir tudo o que os clientes da Azul tinham a dizer. Nesse processo, foram realizadas entrevistas sobre as funcionalidades do site com o público que viaja com a Azul, em sua maioria viajantes frequentes e novos turistas, além de acompanhamento das sugestões enviadas ao call center da companhia.

Entre as principais mudanças estão o mecanismo de busca inteligente e a organização do conteúdo em três pilares: “Para sua viagem” – sobre as funcionalidades e informações relacionadas ao voo; “Experiência Azul” – onde estão disponíveis todos os serviços que a companhia oferece; e “Conheça a Azul”, recheada de informações institucionais, como Mapa de Rotas e Sala de Imprensa.

A linguagem e até a forma de preencher a origem e o destino – “Estou em”, “Indo Para” – também mudou para que o cliente não perca tempo. Uma barra de ajuda com as respostas das principais perguntas que podem surgir estará presente em cada página,sanando as dúvidas dos clientes e ajudando-o a concluir o processo com agilidade.

A novidade inovadora do site é o Mapa de Rotas Interativo. Nele, será possível utilizar o simulador de tarifas, filtrando a compra pelo valor disponível que o cliente tem a gastar e região para a qual deseja viajar. Quem quer sair de Belém e conhecer o Sul do Brasil, por exemplo, poderá visualizar todos os voos e tarifas disponíveis para as cidades atendidas na região, escolhendo aquela que é a mais conveniente ao bolso. Outra surpresa: será possível compartilhar nas redes sociais todas as promoções, tarifas  e informações sobre os voos.

“Criado com o intuito de se apresentar aos brasileiros como um site simples e amigável, o modelo original teve de ser reformulado para acompanhar a evolução natural da companhia. Após entender quais são as necessidades dos clientes que voam com a Azul, elaboramos um projeto mais moderno, inteligente e verdadeiramente inovador”, explica Fábio Marão, gerente de Marketing Interativo. O endereço do novo site permanece o mesmo: www.voeazul.com.br.

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