Os aeroportos de Congonhas e do Santos Dumont vão passar a contar com pousos e decolagens de jatos da nova geração da Embraer, os 195 E2 da Azul.
Depois de mais de seis meses de trabalho em conjunto com a Embraer, a Azul conquistou o certificado da ANAC para operar com a frota de E195-E2, a maior aeronave a jato produzida no Brasil, nos dois maiores terminais urbanos do país, conhecidos por abrigarem pistas mais curtas que exigem certificações técnicas específicas.
Com 136 assentos, Os E2 da Azul são equipados com motores Pratt & Whitney GTF™, que reduzem em até 25% o custo por assento na operação do novo modelo. Com a certificação, a ponte aérea Rio-São Paulo, uma das rotas domésticas mais importantes do país, poderá contar com a operação dos recém-fabricados aviões da Embraer, que começaram a ser incorporados à frota da Azul em 2019.
No início de julho, a Azul já havia conquistado a homologação RNP-AR 0.1 para o avião modelo Airbus A320 no Santos Dumont, licença que permite que as aeronaves da companhia realizem procedimentos de aproximação no aeroporto carioca mesmo em cenários climáticos desfavoráveis. Com isso, os A320 da Azul têm autorização para manter aproximações de maior precisão até uma altura de até 300 pés (equivalente a um prédio de 30 andares), mesmo sob condições adversas.
Sem o uso do RNP-AR 0.1, essas aproximações só podiam ser realizadas até 950 pés (equivalente a um prédio de 95 andares). Ou seja, as aterrisagens passam a ocorrer em condições de baixa visibilidade, mas em total segurança.
O próximo objetivo da companhia é iniciar os trabalhos para também certificar a frota de Embraer E2 para operações em procedimento RNP-AR 0.1 no aeroporto carioca.