A Azul anunciou quer irá ampliar sua malha e chegar a 20 destinos servidos no Paraná. A companhia retornará a Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava, cidades atendidas pela Azul antes da pandemia, que voltam a receber voos em dezembro.
A retomada das frequências nos quatro destinos se soma às operações que a Azul já realiza em Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá, totalizando nove cidades. Os voos para Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava serão cumpridos três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, com as aeronaves modelo ATR 72-600, para 70 Clientes.
A partir de março de 2022, a expectativa da companhia é estar presente nestas cidades com frequências diárias. A novidade deste retorno será a operação em Toledo que, ao invés de estar conectado com Curitiba, contará com operações diretas e regulares para Campinas, principal centro de conexões da Azul no país.
Mas a empresa quer mais e planeja servir mais onze cidades no estado paranaense, sendo Umuarama com os aviões ATR da Azul, e Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana com os Cessna Gran Caravan, para nove clientes, da sub-regional Azul Conecta.
Com isso, a Azul teria 20 destinos atendidos no Paraná, um recorde que tornaria o estado com o maior número de cidades operadas pela companhia no Brasil. Esse plano faz parte do fortalecimento da malha da Azul em Curitiba, formando um novo hub regional, com mais de 50 movimentos diários.
Durante as negociações, a empresa recebeu o comprometimento dos munícipios de Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava para a implementação de importantes instrumentos de auxílio à navegação aérea: o IFR-IMC – procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas – e o PAPI – sistema de luzes que provê auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.
Com essas estruturas, a Azul poderá aumentar a regularidade de seus voos, diminuindo as chances de cancelamentos e evitando a suspensão de operação no futuro em função da meteorologia desafiadora na região sul do país. Esses equipamentos também provêm a possibilidade de frequências em horários mais convenientes e durante a noite, já que eliminam eventuais restrições do departamento de segurança de voo da empresa.