A Azul começa 2011 com um plano de expansão que prevê a chegada da companhia em mais de 20 cidades, totalizando aproximadamente 50 destinos até o final do ano. A estratégia da empresa é ligar cidades do interior às principais capitais do País com voos curtos, tarifas acessíveis e com diversas freqüências por dia por meio dos ATR 72-200, que entram para a frota da Azul a partir de 1º de março.
Para dar início a essa ampliação, a Azul antecipou a chegada dos ATR, arrendando turboélices ATR 72-200 enquanto os ATR 72-600 estão sendo produzidos e certificados. A expectativa é receber o primeiro ATR 72-600 ainda no segundo semestre.
“Os ATR são ideais para percorrer distâncias de até 500 km com o melhor custo/benefício existente. Em viagens de até uma hora, os turboélices acrescentam apenas 10 minutos a mais de tempo de voo e consomem quase metade do combustível que um jato necessita para percorrer o mesmo trecho”, explica David.
Entre encomendas firmes e opções, a companhia negociou 40 aeronaves ATR 72-600 por US$ 850 milhões, em contrato anunciada em julho de 2010. A estratégia da empresa é operar conjuntamente seus ATR aos jatos Embraer, de maneira a oferecer ligações convenientes e econômicas a um número maior de comunidades pouco servidas ou simplesmente desprovidas de transporte aéreo regular. A inovação desta ação está na comodidade ao cliente, que com apenas um processo de check-in poderá sair de pólos regionais para grandes capitais nas cinco regiões brasileiras.
Os novos ATR 72-600 da Azul seguirão o mesmo padrão de qualidade e modernidade encontrado nos jatos. Setenta assentos duplos de couro com espaço de 79 cm entre fileiras, medido na altura dos joelhos. As cabines de comando são equipadas com instrumentação totalmente digital. Já o interior, apresentará bagageiros com maior capacidade e significativa redução de ruídos em relação aos modelos hoje operados.
Com o plano de expansão, a Azul espera aumentar sua participação no mercado aéreo brasileiro, hoje na casa dos 7,3%. A companhia encerrou 2010 com 6 milhões de clientes, 26 aeronaves, 28 destinos e 3 mil funcionários. Segundo a Anac, a Azul foi a empresa que mais cresceu no ano passado, fechando o ano com aumento de mais de 103% da demanda por voos em relação a 2009.
São José do Rio Preto e Ribeirão Preto serão as primeiras cidades servidas pelo ATR 72-200 a partir de 1º de março. Até lá, a companhia já terá recebido três turboélices para serem usados na operação. Ambas terão voos diários e diretos para Campinas, onde os clientes poderão se conectar para 29 outros destinos atendidos pela Azul hoje, sem contar ainda com aqueles ligados pelos ônibus da empresa a partir de Viracopos. Com isso, o número sobe para 34.
Ao todo, serão cinco voos por dia, de segunda a sexta, e três aos sábados e domingos. As passagens começam a ser vendidas em fevereiro, com uma tarifa promocional de lançamento ainda a ser definida (Confira abaixo os horários previstos).
“Além das viagens a passeio, a chegada da Azul nesses municípios beneficiará ainda executivos e empresários, pois dará a eles o conforto e a eficiência de fechar negócios em outro local e voltar para suas cidades de origem no mesmo dia. Ao todo, são 11 destinos que permitem essa facilidade. Há ainda a infinidade de conexões que ficarão ao dispor desse cliente em horários-chave: o primeiro voo de Ribeirão para Viracopos, por exemplo, permitirá conexão para mais 15 cidades. Isso é a Azul”, conta Pedro Janot, presidente da companhia.
São José do Rio Preto e Ribeirão Preto foram escolhidas para serem as primeiras cidades do plano de expansão por terem um grande potencial para aviação comercial devido ao rápido crescimento que vêm apresentando nos últimos anos. São José, por exemplo, dobrou de tamanho entre 1991 e 2007, passando de 235 mil para 400 mil habitantes segundo dados do IBGE. São municípios com PIB e renda per capita elevados – em torno de R$ 17 mil São José do Rio Preto e R$ 24 mil Ribeirão Preto (PIB por pessoa) – além de serem grandes pólos de abastecimento para outras cidades da região.