Home Notícias Fabricantes Boeing seleciona rádio airborne SRD da Leonardo para equipar frota AWACS da OTAN

Boeing seleciona rádio airborne SRD da Leonardo para equipar frota AWACS da OTAN

Boeing seleciona rádio airborne SRD da Leonardo para equipar frota AWACS da OTAN
Foto: OTAN

A Leonardo acaba de ser contratada pela Boeing para fornecer seu novo rádio definido por software (SRD), o ‘SWave® Airborne SDR SRT-800’ para a frota da OTAN de aeronaves do Sistema de Controle e Alerta Aéreo E-3A (E-3A Airborne Warning and Control System – AWACS).

Um dos poucos meios militares que pertence e é operado diretamente pela OTAN, a frota AWACS, está sendo modernizada pela Boeing para manter sua viabilidade operacional até 2035 sob o Programa de Extensão de Vida Útil Final (Final Lifetime Extension Programme – FLEP).

O SRT-800 da Leonardo fornecerá conectividade ar-ar e ar-solo segura e resistente a ataques cibernéticos à frota AWACS. Essa segurança está se tornando cada vez mais essencial para todos os tipos de operações militares, pois ataques cibernéticos são uma ameaça clara e presente.

Disponível para clientes civis e militares, o baixo tamanho, peso e requisitos de potência do SRT-800 permitem que ele seja instalado na maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não. Ideal para retrofit, um único rádio SRT-800 substitui várias unidades aviônicas que tradicionalmente eram unidades separadas, incluindo rádio UHF / VHF, SATCOM, SINCGARS e um dispositivo de criptografia.

Segundo o contrato, a Boeing integrará o SWave® Airborne SDR SRT-800 ao sistema de missão da aeronave E-3A. Como os rádios são definidos por software, eles podem ser completamente reconfigurados quando necessário por meio de uma atualização de software, sem a necessidade de modificar o hardware. Isso torna os rádios extremamente versáteis, pois podem ser modificados de forma simples e econômica. Notavelmente, os rádios são compatíveis com o padrão Software Communications Architecture (SCA) para máxima flexibilidade.

Originalmente projetado como uma plataforma elevada de radar, o E-3A evoluiu ao longo de 30 anos para lidar com as realidades das mudanças geopolíticas. A Força Aérea de Alerta Antecipado e Controle da OTAN tornou-se uma parte essencial da capacidade de gestão da batalha aérea da Aliança e continua a permanecer operacionalmente relevante por meio de sucessivos programas de modernização. O SWave® Airborne SDR SRT-800 da Leonardo garantirá que a frota AWACS da OTAN continue a ser capaz uma empresa global de alta tecnologia, está entre os dez maiores players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e uma das principais empresas industriais da Itália de se comunicar de forma segura e com resiliência cibernética até a data de inatividade no período de 2035.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido !!
%d blogueiros gostam disto: