A LAN – companhia que integra um dos principais conglomerados do setor aéreo da América Latina recebeu, no último dia 2, o primeiro Boeing 767-300F, cargueiro, do total de 12 novos aviões de longo alcance – seis de passageiro e seis de carga – que a empresa adquiriu com investimentos de US$ 1,1 bilhão.
As novas aeronaves, que serão entregues até 2008 serão destinadas à duplicação da frota de carga da LAN, além de reforçar as rotas internacionais de passageiro servidas pelas companhias LanPeru, LanEquador, LanArgentina, LanExpress (vôos em território chileno) e LanCargo, integrantes da holding LAN.
A Absa Cargo, afiliada da LAN Airlines, recebeu um cargueiro 767-300. Um segundo cargueiro 767 será entregue para a LAN em outubro e os outros aviões serão entregues até outubro de 2008.
O cargueiro 767 acomoda 58 toneladas métricas de carga útil por até 6.056 quilômetros. A LAN recebeu o primeiro cargueiro 767-300 em setembro de 1998. A companhia atualmente opera seis cargueiros 767-300.
Esta compra de Boeing se soma à já anunciada de 25 aviões Airbus A319 e A318, de curto alcance, que a LAN realizou recentemente e que, acrescida da outra aquisição anterior, de nove A-320, totalizarão em quatro anos, 46 novas aeronaves. Os investimentos atingem a soma de US$ 2,2 bilhões.
Segundo Enrique Cueto, vice-presidente executivo da LAN, “com esta entrega inicia uma histórica operação que vem demonstrar a confiança que temos no desenvolvimento dos países sul-americanos”. Ainda de acordo com Cueto, significará que todos os passageiros e clientes de carga da LAN terão à disposição uma das mais modernas frotas do mundo, com o serviço de excelência que distingue a LAN internacionalmente.
FONTE: Aviação Brasil / Lan e Boeing – Assessoria de Imprensa editado pelo site Aviação Brasil – São Paulo/SP