Reportamos os últimos três meses (Junho a Agosto) das empresas domésticas (Avianca Brasil, Azul, Gol/VRG, TAM e Webjet).

Em junho, a média de ocupação (LF) esteve em 64.53% sendo que TAM e Gol ficaram um pouco abaixo deste índice com 63.92% e 61.84% respectivamente. A Azul foi a companhia que mais aumentou a oferta com 3.27% mais voos e a TAM foi a que obteve o melhor retorno do mercado com aumento de 11.09% em sua demanda, dados comparativos a maio de 2010.

A distribuição da participação de mercado em junho ficou com a TAM (42.91%) na primeira colocação seguidas por Gol/Vrg (39.11%), Webjet (6.15%), Azul (5.68%), Avianca Brasil (2.74%) e Trip (2.37%).

Em julho a média de ocupação saltou para 71.18%, reflexo do periodo de férias. A Gol, mais uma vez, esteve um pouco abaixo da média de mercado com 68.20% de LF. Com o aumento da demanda as empresas que mais aumentaram seus voos foram a Azul, com 38.56% e a Avianca Brasil, com 19.43%. Em contrapartida o mercado se ajustou aos voos ofertados e a Azul obteve 36.10% de aumento de demanda e a Avianca Brasil 30.25%.

A distribuição da participação de mercado em julho ficou com a TAM (43.00%) na primeira colocação seguidas por Gol/Vrg (38.15%), Azul (6.31%), Webjet (6.03%), Avianca Brasil (2.91%) e Trip (2.40%).

Em agosto a média de ocupação ficou estável, 70.27%, semelhante a julho. Gol e TAM mais uma vez ficaram um pouco aquém da média, com 69.94% e 68.93%, respectivamente. A única que obeteve variação positiva na oferta foi a Avianca Brasil com 1.52% mais voos que o mês anterior (julho). Na demanda, todas amargaram variação negativa comparado ao mês de pico (julho).

A distribuição da participação de mercado em agosto ficou com a TAM (42.61%) na primeira colocação seguidas por Gol/Vrg (39.00%), Azul (6.14%), Webjet (5.82%), Avianca Brasil (2.89%) e Trip (2.38%).

Comments are closed.