Os resultados da Delta e da Gol após 20 meses de parceria estão sendo alcançados. As equipes comerciais tinham como objetivos imediatos a expansão do acordo de code-share (compartilhamento de voos); proporcionar maiores benefícios aos clientes fiéis; e oferecer uma experiência agradável nos aeroportos.
“Nossa parceria estratégica com a GOL representa uma melhora significativa da rede da Delta, garantindo acesso a 23 destinos no Brasil”, disse Ed Bastian, presidente da Delta e membro do Conselho de Administração da GOL. “O acordo de code-share continuará a ser expandido com base nas aprovações regulatórias pendentes. A Delta e a GOL oferecem uma rede entre o Brasil e os Estados Unidos que não pode ser superada por nenhuma outra companhia aérea americana”.
Atualmente, a GOL oferece aos seus clientes acesso aos cinco mercados que a Delta atende entre os Estados Unidos e o Brasil. São eles Brasília – Atlanta, Rio de Janeiro – Atlanta e São Paulo – Atlanta/Detroit/Nova York JFK. Além disso, os clientes da GOL de Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre atualmente têm acesso a Atlanta e em breve terão acesso a Detroit e JFK.
“Estamos alcançando nossos objetivos e esse é apenas o começo”, disse Paulo S. Kakinoff, Presidente da GOL. “Essa aliança gerou um aumento significativo no tráfego de passageiros. Hoje, 28% de todos os clientes da Delta que viajam para o Brasil seguem para o seu destino final voando GOL. Isso representa um aumento de quase 100% no tráfego em relação ao ano anterior”.
Além disso, as companhias iniciaram uma campanha de marketing. Como parte dos esforços conjuntos de branding, os passageiros que viajam com a GOL irão ver o logotipo da Delta e a frase “em parceria com a Delta” próximo ao portão de embarque das aeronaves. Todos os aviões da GOL carregarão a marca Delta.
Espera-se que o mercado da aviação comercial brasileiro se torne o quarto maior do mundo até o ano de 2014, com mais de 100 milhões de passageiros. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 darão destaque o Brasil em todo o mundo.
Outro marco da aliança é o compartilhamento de locais entre as companhias aéreas. Em abril, a Delta se mudou do Terminal 1 Asa A para o Terminal 2 Asa C do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Para os clientes da GOL e da Delta, esse compartilhamento de locais facilita a conectividade e o processo de despacho da bagagem após liberação alfandegária, já que os balcões da GOL estão localizados imediatamente após a saída da área de controle alfandegário.
“Queremos oferecer uma área de serviço diferenciado no check-in e uma melhor sinalização para aprimorar a experiência dos clientes e acesso às salas VIPs”, disse Kakinoff. “A GOL tem uma presença significativa nos principais aeroportos brasileiros e, junto com a Delta, vamos continuar a proporcionar uma experiência agradável aos nossos clientes”.
A aliança colocou em ação um plano para aumentar os benefícios desfrutados pelos clientes mais fiéis da Delta e da GOL. Além da capacidade de acumular milhas e resgatar passagens, os clientes da Delta agora desfrutam de acesso gratuito às salas VIP da GOL nos aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos) e do Rio de Janeiro (Galeão). De modo semelhante, a Delta Sky Clubs em Atlanta, Nova York-JFK e Detroit estão disponíveis aos membros Diamante do Smiles gratuitamente.
Os clientes Smiles Diamante da GOL agora têm acesso a check-in preferencial e embarque nos voos da Delta por meio do Sky Priority. Os clientes Medallion Diamond, Platinum e Gold da Delta têm acesso aos mesmos benefícios. O Sky Priority da Delta é uma série de serviços aeroportuários preferenciais voltados para clientes elite, permitindo que eles se desloquem no aeroporto com rapidez.
“É um período de rápido crescimento e transformação para a Delta e a GOL. O Brasil é um destino turístico cada vez mais popular entre os norte-americanos”, disse Bastian. “Essas realizações conjuntas representam o avanço da Delta em seu objetivo de se tornar a melhor companhia aérea americana na América Latina e no Caribe. Nossa aliança se baseia em valores compartilhados, na alavancagem dos pontos fortes e no aprendizado de como se beneficiar uma da outra para atender melhor os clientes”.
Como parte de um investimento de US $ 3 bilhões em avançados produtos globais, serviços e instalações do aeroporto, os voos da Delta de São Paulo a Atlanta e JFK, assim como do Rio de Janeiro a Atlanta possuem assentos-cama com acesso ao corredor direto na classe BusinessElite. Esses voos também oferecem populares assentos Economy Comfort na seção dianteira da classe econômica. A Economy Comfort oferece quatro polegadas adicionais de espaço para as pernas, e 50 por cento a mais em comparação com assentos reclináveis da classe econômica padrão. Todas as classes oferecem áudio e vídeo sob demanda com uma ampla gama de opções de entretenimento durante o voo. A Delta também vai começar a introduzir serviços Wi-Fi em voos internacionais a partir de 2014.