Demanda por transporte aéreo de carga sofre impacto de guerras comerciais

Foto: Enos Moura Filho

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 3,2% em julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

Este é o nono mês consecutivo de declínio nos volumes de carga aérea na comparação com o mesmo período do ano passado.

O transporte de carga aérea continua sofrendo impacto do fraco comércio global e a crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. O comércio global teve queda de 1,4% e os volumes de carga entre os Estados Unidos e a China caíram 14% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2018.

O PMI – Purchasing Managers Index, indicadores econômicos derivados de pesquisas mensais de empresas do setor privado, não indica aumento. O acompanhamento de novos pedidos de exportação de produtos manufaturados apresenta queda desde setembro de 2018. E, pela primeira vez desde fevereiro de 2009, todos os principais países do comércio global registraram queda nos pedidos.

A capacidade de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 2,6% em julho de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento da capacidade foi maior que o crescimento da demanda pelo nono mês consecutivo.

“As tensões comerciais estão causando um grande impacto em todo o setor de transporte aéreo de carga. O aumento de tarifas é um obstáculo para as rotas comerciais em todo o mundo, não apenas para as cadeias de suprimentos transpacíficas. Mesmo que possam gerar ganhos políticos de curto prazo, as tensões atuais também podem levar a mudanças negativas de longo prazo para os consumidores e a economia global. O comércio gera prosperidade. É fundamental que os Estados Unidos e a China trabalhem rapidamente para resolver suas diferenças”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Desempenho por região

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico e do Oriente Médio sofreram quedas acentuadas no crescimento ano a ano do volume total de carga aérea em julho de 2019; na América do Norte e Europa, as quedas foram mais moderadas. A África e a América Latina registraram crescimento na demanda por transporte aéreo de carga em relação a julho do ano passado.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico apresentaram redução de 4,9% da demanda por carga aérea em julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e o enfraquecimento das condições de manufatura para os exportadores da região causaram um impacto significativo no mercado. Com a região representando mais de 35% do total de FTKs, esse desempenho foi o fator que mais contribuiu para os fracos resultados em todo o setor. A capacidade de carga aérea aumentou 2,5% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas da América do Norte relataram queda de 2,1% na demanda de julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A capacidade aumentou 1,6% em relação ao ano passado. Apesar de um cenário econômico sólido que favorece os gastos dos consumidores, as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China continuam pesando nas companhias aéreas da região. A demanda por transporte aéreo de carga entre a Ásia e a América do Norte caiu quase 5% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas da Europa registraram uma queda de 2,0% na demanda por transporte aéreo de carga em julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. O enfraquecimento da manufatura para os exportadores da Alemanha, o aumento dos temores de recessão e a incerteza contínua sobre o Brexit foram os fatores de maior impacto no desempenho recente. A capacidade aumentou 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

As companhias aéreas do Oriente Médio relataram redução de 5,5% no transporte aéreo de carga em julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Essa foi a maior queda na demanda por transporte aéreo de carga entre todas as regiões. A capacidade aumentou 0,2%. O aumento das tensões comerciais, a desaceleração do comércio global e a reestruturação de companhias aéreas foram os fatores de maior impacto no desempenho recente.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 3,0% na demanda por carga aérea em julho de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 2,7%. A recuperação da economia brasileira, evitando entrar em recessão, foi um desenvolvimento positivo; porém, permanecem as preocupações com as perspectivas de alguns dos principais países da América Latina, como a Argentina.

As companhias aéreas da África registraram em julho de 2019 o maior crescimento entre as regiões, com um aumento na demanda de 10,9% em relação ao mesmo período de 2018. Esse resultado continua a tendência de alta nos valores de FTKs, que está evidente desde meados de 2018; desta forma, a África apresenta o melhor desempenho pelo sexto mês consecutivo. A capacidade aumentou 17% em relação ao ano passado. Os fortes vínculos comerciais e de investimento com a Ásia promoveram o aumento de dois dígitos nos volumes de transporte aéreo de carga entre as duas regiões nos últimos 12 meses.

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