A Embraer e a Alitalia concluíram um acordo para a entrega de 15 jatos Embraer 175 e cinco Embraer 190, por meio de uma operação de leasing estruturada por terceiros.
O início das entregas destes E-Jets para Alitalia está previsto para o terceiro trimestre de 2011. O Embraer 175 será configurado com 88 assentos e o Embraer 190 com 100, ambos em classe única. Os aviões serão utilizados nas malhas domésticas e européias da Alitalia e ficarão baseados em sete aeroportos italianos: Catânia, Fiumicino (Roma), Linate e Malpensa (Milão), Nápoles, Turim e Veneza.
As 20 aeronaves novas substituirão e modernização, gradativamente, a atual frota da Alitalia, composta por 16 aviões regionais, contribuindo para o aumento da oferta de vôos diretos em rotas curtas e médias, em atendimento à demanda de mercado. Além disso, com a redução da idade média da frota, uma das mais novas na Europa, os E-Jets aumentarão os níveis de eficiência da companhia aérea do ponto de vista econômicos e ambientais devido à redução do consumo de combustível.