Com a expansão do setor aéreo no país devido ao crescimento econômico e à proximidade dos megaeventos esportivos, espera-se um movimento de 78 milhões de embarques e desembarques em 2011, um aumento de 14,3% em relação ao ano passado. Com isso as empresas de varejo e prestadores de serviço pretendem ampliar sua presença nos aeroportos de todo o Brasil. O horário de funcionamento ampliado (24 horas) bem como as rigorosas regras de entrada e saída de pessoas e materiais exigem uma logística diferenciada para o abastecimento das lojas.
Não são todos os operadores logísticos com habilitação em atuar em aeroportos. Rapidez, eficiência e tecnologia integrada são os pilares da empresa para atender as especificidades que um aeroporto possui.
A Log Fashion aposta no crescimento dos negócios em aeroportos e conta com a Laselva Bookstore entre os clientes da sua recém criada Divisão Retail. Líder no segmento de livraria em aeroportos, portos e rodoviárias, além de shopping centers, a Laselva firmou a parceria com a Log Fashion para o abastecimento diário das lojas dos aeroportos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
No mix de produtos, cada loja da Laselva possui cerca de 21.000 itens de diversas linhas, desde livros, jornais, revistas até alimentos, bebidas e suprimentos. Por isso a operação exige uma série de cuidados de manuseio, armazenamento e abastecimento. Portanto, a Log Fashion envolveu mais de 30 pessoas no processo logístico das lojas da Laselva nos aeroportos. “As lojas nunca fecham”, comenta Flávio Marrano, Gerente de Logística da Laselva. A operadora logística cumpriu todas as exigências destes locais, além de seguir as normas e leis municipais/ estaduais.
Marcelo Flório, CEO da Log Fashion, aponta outro importante aspecto na operação da Laselva. “Realizamos para o cliente a logística reversa, já que as lojas não têm espaço para a formação de grandes estoques. O sistema informatizado da Log Fashion, integrado com o da Laselva, permite que os itens coletados de uma loja sejam entregues rapidamente para a outra loja, onde houver demanda”, afirma Florio.
Para a Laselva, com veículos adequados e equipe especializada, os resultados da parceria já podem ser mensurados. O prazo de entrega no Rio de Janeiro e Minas Gerais caiu de 24 horas para 12 horas. Nas praças do Espírito Santo, o que era feito em 36 horas agora leva 24 horas, o que evita a falta de produtos no ponto de venda.