No último dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, os entusiastas de aviação, não só de São Paulo, mas também de outras partes do Brasil, se reuniram para celebrar o maior encontro desse tipo no Brasil.
Os entusiastas de aviação são mundialmente conhecidos por acompanharem o movimentos dos voos através de rádio- escuta (fonia entre pilotos, torres e controles de tráfego aéreo) e também por estarem portanto sempre suas maquinas fotográficas nos aeroportos e arredores para registrarem a diversidade aeronáutica que opera em nossos aeroportos.
No Brasil a prática dos entusiastas não é nova mas popularizou-se com o advento das máquinas fotográficas digitais, das mais simples as profissionais, utilizadas por muitos entusiastas nos aeroportos. A propósito, nossos aeroportos ficam devendo um local para visualização de pátio de aeronaves e pistas de pousos e decolagens. Em São Paulo, após a reforma, o Aeroporto de Congonhas conseguiu perder o charme de atrair a família e entusiastas com as novas áreas de embarque e pontes de embarque, que ficaram localizadas a frente do antigo terracinho (prainha) e do charmoso restaurante, que possuía uma visão espetacular da pista. Em Guarulhos, a situação não é muito diferente. Dentro do terminal administrado pela GRU Airport, apenas os vidros das ASAs 1 e 4, constantemente sujos, dão visão ao pátio de aeronaves e parte da pista. O Terminal 4 não oferece nenhuma visão e o Terminal 3, segundo a administradora, poderá oferecer uma visão melhor aos entusiastas. Assim todos esperam!!
Serve de atenção as outras concessionárias de aeroportos e a Infraero, estatal que administra a maioria dos aeroportos brasileiros. Aviação também é cultura!! Oferecer um local seguro para os jovens e não tão jovens, passarem momentos agradáveis com amigos e familiares, seria um beneficio a todos.
Aviação Brasil parabeniza o Grupo Aeroin, em especial ao Luís Neves e Carlos Roman, pelo evento organizado junto a Base Aérea de São Paulo e seus participantes, que se deslocaram de várias cidades brasileiras para o evento.
Foto cedida: Luiz Fernando M. da Graça