Em evento que contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a nova área de check-in doméstico e internacional do Fortaleza Airport foi apresentada à imprensa e autoridades ontem (24/6). As instalações fazem parte do projeto de expansão do aeroporto, que está sendo executado pelo consórcio integrado pela Método Potencial Engenharia, uma das empresas mais destacadas e reconhecidas do setor de engenharia e construção do Brasil. Na terça-feira também será liberado o novo acesso viário ao aeroporto, que já conta com 78% das obras de expansão entregues.
Com mais de 15 mil m², o novo check-in oferecerá mais agilidade aos passageiros com suas 40 posições de atendimento no embarque doméstico, e outras 20 posições no embarque internacional. O espaço conta ainda com novas esteiras de bagagens, além de lojas para vendas de passagens e back-offices das companhias aéreas.
Segundo o gerente de obras da Método, Rafael Tadeu, o ritmo acelerado do empreendimento permitiu que o habite-se, junto à Prefeitura de Fortaleza, bem como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) pudessem já ser obtidos. “A atuação de uma equipe multidisciplinar altamente especializada e a adoção de técnicas de engenharia de valor avançadas foram fundamentais para a eficiência dos trabalhos, redução de custos e melhor produtividade”, afirma.
O engenheiro de obras da Método, Laercio Pereira, responsável por este setor, destaca ainda o uso de estruturas metálicas no projeto, no lugar do concreto, uma solução mais rápida de se executar. Além disso, a aplicação das metodologias Lean Construction e BIM contribuíram para mitigar riscos no planejamento e execução do projeto. “Reduzimos drasticamente a quantidade de incompatibilidades entre os sistemas com a adoção de modelagem 3D de todo o aeroporto. Isso facilitou a integração dos ambientes com as estruturas existentes”, conta Laercio Pereira.
A transição dos passageiros para a nova área de check-in acontecerá gradativamente, e os trabalhos de reforma se concentrarão agora no antigo check-in. “A complexidade do projeto traz desafios constantes, pois as obras acontecem sem interferir no funcionamento do terminal”, completa o gerente de obras da Método.