Março começa com algumas novidades em frotas e encomendas de novos aviões por empresas brasileiras. Temos atualizações na Gol Transportes Aéreos, TAM e Trip.
Empresas domésticas:
A Azul possui uma frota atual de 10 Embraer 190, 18 Embraer 195 e 3 ATR 72-200. Este ano chegarão mais 2 ATR 72-200 e os primeiros ATR 72-600, no segundo semestre, além de 10 novos jatos da Embraer.
A Avianca Brasil permanece com 3 Airbus A319-115 e 14 Fokker 100 (MK 28). Está prestes a receber o Airbus A318-121, prefixo PR-AVH.
A Gol Transportes Aéreos está com uma frota consolidada de 33 Boeing 737-700NG e 64 Boeing 737-800NG. Soma-se ainda os 9 Boeing 737-700NG, 9 Boeing 737-800 e 4 Boeing 767-300ER que estão em operação na VRG Transportes Aéreos. Em 2011 chegam mais 2 Boeing 737-800NG SPF; Em 2012 mais 4 Boeing 737-800NG SPF; Em 2013 mais 2 Boeing 737-800NG SPF; Em 2014 mais 4 Boeing 737-800NG SPF e em 2015 mais 6 Boeing 737-800NG SPF.
A PumaAir possui um único Boeing 737-322 e um Boeing 767-300ER arrendado para operar a linha de Luanda.
A TAM possui uma frota de 24 Airbus A319, 85 Airbus A320, 8 Airbus A321, 18 Airbus A330-200, 2 Airbus A340-500, 3 Boeing 767-300ER e 4 Boeing 777-300ER. Soma-se a este número mais 5 ATR 42-300, 2 Airbus A319 e 1 Airbus A320 da Pantanal. Dois ATRs serão devolvidos em 2011 e até 2012 mais nenhuma dessas aeronaves integrarão a frota Pantanal. Sobre planos futuros da frota TAM, a empresa espera receber em 2011 mais 3 Airbus A319, 1 Airbus A321 e 2 Airbus A330. Em 2012 chegarão 4 Boeing 777-300ER e 7 Airbus da família A320, além da devolução de um Airbus A340; Em 2013 chegarão 2 Boeing 777-300ER, 5 Airbus da família A320 e o último A340 é devolvido; Em 2014 chegarão 2 Boeing 777-300ER, 3 Airbus A330 e 4 Airbus A320. Em 2015 chegam mais 2 Airbus A330 e 6 Airbus A320. Entre 2016 e 2018 espera receber 22 Airbus A320neo, 10 aeronaves da família A320 (podendo ser A319, A320 e A321).
A Webjet possui 23 Boeing 737-300 e espera receber em breve mais uma aeronave do mesmo modelo.
A Whitejets, de fretamento, possui um Airbus A310-300 e um A320-200.
Empresas regionais:
Abaeté: 2 Embraer 110
Meta: 2 Embraer 120
NHT: 6 Let 410
Noar: 2 Let 410 mais um encomendado
Passaredo: 3 Embraer 120, 1 ERJ 135 e 11 ERJ 145, sendo que o último Embraer 145 que chegou foi o PR-PSP em 13 de fevereiro.
Sete: 5 Cessna 208B Caravan e 1 Embraer 120
Sol: 1 Let 410
Team: 3 Let 410
Trip: 11 ATR 42-300, 6 ATR 42-500, 14 ATR 72-200 e 9 Embraer 175. Deve receber mais 17 aeronaves este ano, incluíndo 6 Embraer 170 e 3 Embraer 190. O primeiro jato 190LR (PP-PJJ) deve chegar ainda no mês de março. Em 2012 começam a chegar 5 ATR 72-600 e 5 Embraer 190, além de outras 3 aeronaves que farão com que a frota fique com 70 aeronaves ao final do próximo ano. Entregou o ATR 72-202 (PP-PTH) que foi revisado em Toulouse para operar na Azul, como PR-AZT.
Empresas cargueiras:
Absa: 3 Boeing 767-300ERF
Air Brasil: 1 Boeing 727-227F
CargoBis: 2 Boeing 757-200F encomendados
MTA Cargo: 3 Douglas DC-10-30F
Mega: 1 Cessna 208B Caravan
Rio Linhas Aéreas: 6 Boeing 727-200F. Encomendados 1 Boeing 727-200F e 2 Boeing 767-20oF.
Sideral: 1 Boeing 737-300F
SP Cargo Air: 1 Boeing 727-200F encomendado
TAF: 1 Boeing 727-200F e 4 Cessna 208, sendo um da versão 208A e três da versão 208B
Total: 3 ATR 42-500 e 6 Boeing 727-200F
Varig Log: 2 Boeing 727-200F, 1 Boeing 737-400F e 1 Boeing 757-200F. Deve receber mais um Boeing 737-400F e um 767 Cargueiro ainda em 2011.
Comments are closed.