A Gol apresentou crescimento de 3,5% no mercado doméstico em relação ao mesmo período do ano anterior. A menor expansão da demanda doméstica ocorreu em função do aumento de cerca de 7,0% no yield médio entre os períodos. Essa tendência vem sendo observado desde o final de agosto deste ano, quando a Companhia iniciou um movimento mais consistente de recuperação de tarifas.

Adicionalmente, a não ocorrência de um feriado prolongado de 4 dias de duração na semana do dia 12 de outubro conforme ocorreu em 2010 contribuiu para uma menor expansão do tráfego interno.

Na comparação mensal, houve queda de 3,1% principalmente em função do aumento do yield médio na malha aérea da Companhia.
O mercado internacional da Gol apresentou queda anual de 15,8%. A queda na demanda internacional deve-se principalmente em função da devolução de 3 aeronaves do modelo Boeing 767 que operavam fretamentos internacionais, da descontinuidade da operação para Bogotá na Colômbia e da depreciação do Real frente a moeda americana em cerca de 4,5% entre os períodos. Em relação ao mês anterior, a demanda internacional ficou estável, apresentando um aumento de apenas 0,4%.

A oferta do sistema total apresentou crescimento de 9,7% na comparação anual, principalmente devido a alta produtividade das aeronaves (cerca de 13,2 horas-bloco diárias em Out/2011 e 12,8 horas-bloco diárias em Out/2010), combinado a adição do voo Fortaleza – Rio Branco, que contempla integrações entre as cidades do Norte e Nordeste, a oferta de novo voo entre os trechos Porto Alegre – Santiago e a adição de 2 novos voos regulares para Punta Cana no Caribe.

Em relação ao mês de setembro, houve aumento de 3,5% principalmente em função do maior número de dias operados entre os meses. Para 2012, a empresa continuará adotando uma postura conservadora na adição de oferta no mercado, com uma projeção de crescimento na demanda doméstica de não mais que 4% em sua oferta doméstica.

No período, a Gol apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 65,2%, queda de 5,2 pontos percentuais e 4,3 pontos percentuais na comparação anual e com o mês anterior, respectivamente. A taxa de ocupação reflete o processo de recuperação do yield da Companhia para os próximos meses. O yield da companhia ficou entre R$20,0 e R$20,5 centavos, apresentando crescimento de cerca 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O PRASK ficou praticamente estável na comparação com o ano anterior. A partir do quarto trimestre de 2011 a Webjet já integrará os resultados da Gol.