A Lufthansa Systems anunciou ontem que a empresa GOL Transportes Aéreos renovou os contratos referentes à gestão de recursos NetLine Suite e às soluções MRO – manutenção, reparos e revisão geral (overhaul) – (AMOS) da Lufthansa Systems por mais cinco anos. Os contratos também foram ampliados para incluir o novo componente NetLine/Ops ++ e módulos adicionais do NetLine/Crew. A GOL trabalha com a Lufthansa Systems desde a fundação da empresa aérea em 2001, e começou a usar NetLine e AMOS em 2008. Ao renovar seu contrato com a Lufthansa Systems, a GOL confirma e amplia a longa parceria de sucesso entre as empresas.
A NetLine cobre todo o processo de gestão de recursos da GOL. Por exemplo: a empresa aérea usa NetLine/Ops ++ para todos os seus processos de controle operacional. Essa solução recentemente redesenhada também oferece funções como PaxConnex, MoneyMachine e DeltaMaster. Com NetLine/Ops ++ MoneyMachine, a GOL tem como visualizar os custos potenciais de decisões operacionais em tempo real e, dessa forma, evitar custos imprevistos. A GOL usará o módulo ‘Gestão de Risco de Fadiga’ do NetLine/Crew para melhorar a qualidade e segurança do planejamento de tripulações. A empresa aérea também se beneficiará da interface totalmente automatizada da solução de gestão de hotéis da API (Accomodations Plus International), um provedor que atende a todas as questões que envolvem a gestão de viagens. Isso permite incorporar mudanças de pernoites de tripulação e conciliação de contas ao planejamento de tripulações da GOL em tempo real a fim de economizar despesas consideráveis, aumentar a produtividade dos funcionários e aumentar a experiência dos hotéis que acomodam tripulações. A solução de gestão de horários NetLine/Sched permite à GOL modificar seu planejamento de horários de voo a fim de aumentar a utilização total da capacidade de seus aviões. O sistema também permite aos planejadores avaliar cenários hipotéticos e calcular sua relação custo-eficácia.
O AMOS é um pacote abrangente de software MRO para controle dos procedimentos centrais de manutenção, reparos e revisão geral da empresa aérea. Os oito principais módulos do sistema cobrem gestão de material, planejamento de manutenção e planejamento técnico assim como processos financeiros, revisão geral de componentes, controle de operações e manutenção da qualidade. Graças à modularidade do AMOS, os aplicativos são facilmente adaptáveis às necessidades da GOL.
“Com base no sucesso dos nossos longos anos de cooperação, confiamos plenamente nas soluções e nos serviços da Lufthansa Systems. Para nós, renovar nosso contrato e acrescentar produtos adicionais foi um passo lógico a ser dado,” explicou Pedro Rodrigo Scorza, diretor de operações da GOL.
“Estou encantado com o fato de a GOL ter decidido renovar sua cooperação com a Lufthansa Systems por mais cinco anos. Não poderia haver aprovação maior do trabalho que temos feito até então”, disse Klaus Bernhardt, vice-presidente sênior da diretoria regional para as Américas da Lufthansa Systems. “Estamos muito orgulhosos de poder contar com uma das maiores empresas aérea sul-americanas entre os nossos clientes de longa data.”
A GOL Transportes Aéreos, sediada em São Paulo, Brasil, é uma das maiores empresas aéreas de baixo custo do mundo. Ela serve destinos nacionais e internacionais nas Américas do Norte e do Sul com uma frota de 130 aviões.