O GRU Airport fechou parceria com a IBM para o desenvolvimento de um projeto de tecnologia e serviços com o objetivo de unificar, padronizar e integrar os sistemas de gestão, que atualmente funcionam com distintas linguagens e formatos de informação. Com o novo sistema, será possível ampliar e fortalecer a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea e, com isso, oferecer mais segurança e eficiência à operação aeroportuária, além de entregar melhores serviços aos passageiros no terminal mais movimentado da América Latina.
A nova infraestrutura foi desenvolvida com tecnologia IBM e consiste na gradativa substituição dos recursos técnicos existentes por uma moderna estrutura de conectividade flexível, especialmente preparada para a integração de aplicativos e serviços. O objetivo é atender à crescente demanda do aeroporto com uma estrutura digital que inclua atividades próprias, as necessidades de companhias aéreas e varejistas, a gestão financeira e de negócios, o fluxo aeroportuário, a segurança, entre outros elementos.
“Assim como uma cidade, um aeroporto é constituído de conjuntos complexos de sistemas físicos e digitais, como dados de companhias aéreas, manuseio de bagagens, lojas, etc. – que precisam estar interligados para garantir uma melhor experiência de viagem ao passageiro. A IBM reuniu seu conhecimento em projetos nos principais aeroportos do mundo para ajudar a transformar o GRU Airport numa referência global”, explica o executivo da divisão de Consultoria da IBM, Renato Vianna.
A primeira fase do projeto, conhecido como Enterprise Service Bus (ESB), consiste na instalação, configuração e homologação dos sistemas e serviços. Após esse período, a interligação de dados será totalmente aplicada. A previsão é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de maio de 2014, simultaneamente à inauguração do Terminal de Passageiros 3, que ampliará a capacidade do aeroporto para 45 milhões de passageiros/ano.
Para o diretor de TI do GRU Airport, Luiz Ritzmann, o projeto possibilitará oferecer um serviço com mais agilidade e qualidade aos usuários do aeroporto. “Outra vantagem é a possibilidade do sistema se ajustar ao crescimento da demanda, sem prejuízos na adaptação. O aeroporto está implementando, ainda, um novo modelo de check-in, câmeras de segurança mais modernas, que fazem leitura facial, sistema de bagagens, entre outros serviços que necessitam de uma tecnologia ágil e eficaz”, destaca Ritzmann.