A Honeywell, primeira empresa de tecnologia de aviação a trazer um certificado de sistema de visão sintética para a aviação comercial, está agora experimentando o Enhanced Vision Systems (Sistemas Reforçados de Visão), sua tecnologia infravermelho integrada com visão sintética, em testes com aeronaves para desenvolver a futura versão da visão sintética SmartView™. A combinação da visão sintética com as tecnologias de infravermelho oferecerão aos pilotos uma melhor ideia da situação durante a noite ou em condições de baixa visibilidade.
Esta importante melhoria pode auxiliar nos desafios de manobras enquanto no chão, decolagens e oferecer ótima flexibilidade de operação.
“Eu acredito que a expertise da Honeywell no trabalho de percepção de situações e fatores humanos irá resultar em melhorias que irão fornecer aos pilotos a informação precisa e confiável para administrar a aeronave como se eles tivessem ótimas condições visuais mesmo nas noites mais escuras e tempestuosas”, afirma Chad Cundiff, vice-presidente de produtos de interface para tripulação da Honeywell Aeroespacial.
O SmartView da Honeywell, reconhecido mundialmente como um avanço na tecnologia de interface de voo de tripulação, proporciona aos pilotos uma clara descrição do terreno e de obstáculos exatamente como se eles estivessem olhando para fora do para-brisa do cockpit, independente das condições meteorológicas exteriores. A integração em tempo real de dados de uma câmera de infravermelho sobre a tela SmartView adiciona um avançado nível de detalhes do terreno externo para melhorar a sensação de movimento, a detecção do meio da pista durante a noite e revelar os obstáculos no caminho do avião durante o mau tempo.
“Testes de voos iniciais indicam que pilotos apreciam a adição das imagens infravermelhas, pois os ajuda a detectar as luzes da pista e aproximar o ambiente durante voos de visibilidade reduzida”, diz Cundiff. “Reforçar a base de dados Smartview do terreno com dados do sensor infravermelho acrescenta a consciência em tempo real de veículos, aeronaves ou obstáculos que possam estar na pista do aeroporto, melhorando a segurança no momento em que há baixa visibilidade durante a decolagem ou ganho de velocidade”.
A avaliação da Honeywell do futuro visor infravermelho inclui até agora mais de 20 horas de testes de voos, mais de 50 abordagens durante o dia e a noite e condições visuais de voo e instrumento.
O visor SmartView da Honeywell é baseado no patenteado Sistema Avançado de Aviso de Proximidade do Solo (EGPWS) com mais de 800 milhões de horas de voo de operação comprovadas em aviões comerciais, jatos executivos e helicópteros.
Com base em Phoenix, Arizona, a Honeywell Aeroespacial é uma provedora líder global de aviônicos integrados, motores, sistemas e soluções de serviços para fabricantes de aeronaves, companhias aéreas, aviação geral, comercial, espacial, militar e operações aeroportuárias.