Foto: Enos Moura Filho
Para garantir a tranquilidade das operações, a Infraero vai reforçar o efetivo atuante nas áreas operacionais e de segurança por meio de remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes.
Nos saguões, funcionários vestidos com coletes amarelos da campanha Posso Ajudar?/May I Help you?”estarão circulando para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. Além disso, nos balcões de informação da Infraero estarão disponíveis o Guia do Passageiro. A publicação traz informações atualizadas sobre direitos e deveres dos passageiros, responsabilidades dos entes que atuam no aeroporto e dicas importantes desde o momento da compra da passagem até o desembarque. O guia também está disponível no endereço eletrônico: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf.
Além disso, nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, ANAC, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Decea e Vigiagro.
Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estarão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com diversas opções de bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e café, além de lanches como salgadinhos, doces e sanduíches. Os preços dos produtos dessas máquinas seguem a média do mercado, como forma de estimular a concorrência entre as lanchonetes nos aeroportos, tornando-se mais uma opção para os usuários. Ainda nesses aeroportos, os passageiros terão acesso a internet gratuita, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia que essas ações garantirão um fluxo tranquilo nos aeroportos, a exemplo do que ocorreu durante o Natal e o Ano Novo. Em dezembro, mesmo com um movimento de passageiros 15,5% superior ao ano de 2010, houve uma redução de 37% no registro de atrasos (em até 30 minutos), 13% dos voos registraram atraso em 2011, contra 20,9% no ano anterior. O índice de cancelamentos de voos em dezembro de 2011 foi de 3,55%, percentual inferior aos índices verificados nos meses de dezembro dos anos anteriores, 5,23% em 2009 e 5,51% em 2010.
CONAERO – Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias – A comissão, criada em 15 de agosto de 2011, reúne representantes de órgãos que atuam nos aeroportos, e tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos e aumentar a qualidade, a segurança e a celeridade dos processos operacionais. A Conaero vai contribuir ainda para o aperfeiçoamento dos atos normativos e estabelecerá parâmetros de desempenho. Todas as ações respeitarão as competências de cada uma das instituições responsáveis pelos processos. A comissão é formada pela Secretaria de Aviação Civil, Casa Civil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Defesa, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Fonte: SAC