Foto: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

A Johnson Controls vai projetar e integrar os sistemas de gestão total do aeroporto como parte da renovação e expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O projeto foi elaborado pensando no fluxo esperado de passageiros para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada em diversos locais do país.

Esse novo projeto se soma aos outros nove contratos da Johnson Controls com aeroportos internacionais da América do Sul, incluindo sete no Brasil e ainda em El Dorado International, em Bogotá, Colômbia; e Internacional Mariscal Sucre, em Quito, no Equador. Além disso, a Johnson Controls também vai projetar e instalar de sistemas de segurança avançados e integrados em 12 dos principais estádios de futebol de todo o Brasil na Copa do Mundo de 2014.

O trabalho em Viracopos começa este ano para renovar o terminal existente e construir um novo que receberá 14 milhões de passageiros por ano. Um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, em breve Viracopos se tornará o maior aeroporto da América do Sul. A Johnson Controls ganhou o contrato de tecnologia de US$ 60 milhões para criar um ambiente conectado resultando em um alto nível de conforto aos passageiros, segurança e comodidade, juntamente com baixos custos operacionais e de energia.

O contrato prevê a implantação de 22 sistemas distintos, incluindo gestão predial, sistemas de segurança e incêndio, infraestrutura de telecomunicação, displays com informações de voo, gerenciamento de bagagens, um sistema de gestão de recursos e um banco de dados operacional específico.

“Estes sistemas integrados vão ajudar a tornar Viracopos referência internacional”, diz Marcelo Therezo, vice-presidente e gerente geral da Johnson Controls Building Efficiency no Brasil. “Os sistemas que estamos instalando aqui permitirão o que cada passageiro quer: uma experiência de aeroporto perfeita que oferece fácil acesso a informação de voo e recolhimento suave de bagagem. Tudo em um ambiente confortável, conectado e seguro.”

A abordagem da contratação de tecnologia da Johnson Controls converge sistemas individuais em uma solução de rede total que reduz os custos iniciais de construção e diminui as despesas operacionais e de utilidade em longo prazo. Também elimina duplicação de sistema e infraestrutura e, ao lidar com vários fornecedores, possibilita que a Johnson Controls seja o único contato de tecnologia para o operador do aeroporto, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.

“Ao contar com a Johnson Controls como nosso principal parceiro tecnológico, Viracopos se torna o primeiro aeroporto da América do Sul a utilizar este conceito avançado da empresa, garantindo a plena convergência de todos os sistemas de aeroportos”, afirma Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos.

O novo terminal de Viracopos tem previsão de ser aberto em maio de 2014 – um mês antes dos jogos da Copa do Mundo.