Aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a sétima edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition). A LABACE já é a segunda maior feira de aviação executiva do mundo em termos de público visitante, ultrapassando a sua versão européia EBACE. Apenas a convenção anual da NBAA nos estados unidos supera-a. Foram mais de 15 mil visitantes.
A feira ocupou uma área onde antigamente funcionava a manutenção da VASP. Foram 135 expositores e 56 aeronaves expostas.
Tivemos alguns destaques, como a apresentação oficial do Legacy 650, fabricado pela EMBRAER. Uma versão mais nova do Legacy 600, porém com novos aviônicos e autonomia ampliada. Além dele a EMBRAER também apresentou o Phenom 100 e o Phenom 300.
Entre os “grandes pássaros”, a maior novidade foi a presença do Challenger 850, da Bombardier, que além dele também trouxe o Global 5000, o Challenger 300 e o Learjet 60XR.
A Gulfstream apresentou quatro modelos de jatos executivos. Estavam presentes o jato de cabine larga e alta velocidade G150; o jato de cabine grande e médio alcance G200; o jato de cabine grande e longo alcance G450; e o jato de cabine grande e alcance ultra longo G550. Em seu stand apresentava efusivamente o futuro G650.
Já a Dassault Falcon Jet trouxe o Falcon 2000 LX (com winglets) e o Falcon 7X. Também destacava seu centro de serviços próprio em Sorocaba, que é o único fora dos dois países-sede da empresa, França e Estados Unidos.
A grande novidade da Cessna foi a presença do CJ4, mas a fabricante também apresentou o jato entry-level Mustang, o Grand Caravan, o Stationair T206H e o Corvallis 400.
A Líder trouxe sete aviões, que, juntos, somaram mais de US$ 60 milhões. Destaques para o Hawker 4000 (foto no início da matéria), o jato supermédio mais moderno já fabricado, cujo valor de mercado é US$ 21,5 milhões; e para o turboélice King Air 350i, que teve, na Labace, sua primeira exibição pública no Brasil e a segunda no mundo. Também estavam no estande da Líder os modelos Hawker 900XP, Hawker 400XP, Premier IA, King Air C90 GTx e Baron G58.
Destacando-se pelo design, esteve novamente presente à feira um Piaggio 180 Avanti II.
A Cirrus trouxe os modelos SR20 e o SR22 (foto ao lado).
A Pilatus apresentou o PC-12, e a Socata o TBM 850.
Outra novidade foi a participação da austríaca Diamond, que apresentou o DA20 e o DA42 NG, além do Mock-up do D-Jet.
Também como novidade presente estava o Vulcanair P-68C, da Lindford, ao lado do P-68 Observer 2, este já presente pela segunda vez à LABACE.
Em relação os helicópteros, duas máquinas chamaram a atenção. A maior delas, o Agusta Westland AW139, configurado para transporte executivo (2 pilotos + 10 passageiros) reinava imponente, ao lado de um AW119 Koala. Também debutou na feira o pequeno, porém charmoso e versátil Rotorway Talon RI 600 (1 piloto + 1 passageiro).
A Helibrás apresentou o EC145, e a Robinson o R44.
Havia várias outras aeronaves expostas, como por exemplo o Piper Matrix.
A área dos stands de produtos & serviços e de fabricantes de aeronaes que não estavam expostas ocupou esse ano dois hangares.
Na feira estavam também dois simuladores, um de helicóptero da linha Robinson e outro de um F-18, no stand do Museu da TAM.
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Piaggio apresenta novo representante no Brasil.
Aviação Brasil conversou com o Sr. John Bingham, atual Presidente & CEO da Piaggio America e Chief Marketing Officer da Piaggio Aero. Bingham informou que durante a LABACE 2010 a Piaggio Aero, fabricante italiana do P180 Avanti II, escolheu a empresa NOAR Aviação para respresentá-los no Brasil. A NOAR fica baseada em Recife – PE, e, provavelmente, terá um escritório aberto em São Paulo até o final de 2010. A NOAR também terá um centro de manutenção credenciado para o P180 Avanti II.
Bingham informou também que a certificação do P180 Avanti II no Brasil é esperada até o fim de 2010, dado que o processo já está bastante adiantado. A Piaggio consegue disponibilizar o P180 para pronta entrega, apesar de estar com sua linha de produção a todo o vapor para atender as encomendas já existentes.
O Piaggio P180 Avanti II é o turbohélice executivo mais veloz do mercado, com velocidade de cruzeiro de 732 km/h, e alcance de 2.722 km. É uma aeronave multi-função, podendo ser convertido, por exemplo, de executivo para ambulância aérea em cerca de duas horas. Também tem uma das mais altas cabines de passageiros entre os concorrentes: 1,75m. Porém tem um custo operacional 40% menor que um jato entry-level. Pode ser operado por apenas um piloto, e leva confortavelmente até seis passageiros. Em sua versão aeromédica pode ser configurado para levar até dois pacientes e 3 passageiros. Bingham também explicou que o processo de fabricação dessa aeronave obteve a certificação UNI 140001 por seu sistema de gerenciamento ambiental, o que, somado ao consumo de combustível 40% inferior ao de seus concorrentes, faz do P180 Avanti II uma “aeronave verde”.
A entrada da Piaggio Aero no mercado brasileiro tem o significativo apoio e suporte de seus acionistas, incluindo dois grandes players mundiais: a TATA Limited UK e a Mubadala Development (empresa de investimento estratégico que pertence ao governo de Abu Dhabi), segundo Bingham.
De acordo com Rodrigo Teixeira, da NOAR Aviação, ainda esse ano um P180 retornará ao Brasil para demonstração, e há algumas empresas interessadas e em fase final de compra. Espera-se que os primeiros P180 com matrícula brasileira já estejam curzando os céus do país em 2011. A NOAR Aviação não usará o P180 como aeronave para vôos comerciais na NOAR Linhas Aéreas, essa segue em firme expansão, anunciando novas rotas para João Pessoa, Natal, Mossoró e Paulo Afonso, assim que os novos LET 410 chegarem.