A Lan Airlines completou a instalação dos winglets – dispositivos de avançada tecnologia colocados nas asas dos aviões para reduzir sua resistência aerodinâmica – em sua frota de Boeing 767 de longo alcance. Esta iniciativa – que absorveu investimentos de US$ 75 milhões – permitiu à companhia obter uma eficiência aproximada de 4% no uso de combustível da frota. Como consequência, até o final do ano, a LAN estima reduzir aproximadamente 113 mil toneladas de CO2 (em 2010, a redução chegou a mais de 93 mil toneladas). A partir de agora, cada Boeing 767 que se somar à frota de longo alcance incorporará esta tecnologia.
Segundo Enrique Cueto, vice-presidente Executivo da LAN, a aviação comercial é responsável pela emissão de 2% de CO2 no mundo. “Estamos sempre buscando formas inovadoras para reduzir esse número. A instalação dos winglets em toda a nossa frota de Boeing 767 de longo alcance é um investimento do qual estamos orgulhosos, pois nos permite hoje operar com menor impacto ao meio ambiente”.
Ao falar sobre a satisfação de concluir essa etapa do programa, o vice-presidente de Operações e Serviços da companhia, Enrique Elsaca, informou que foram instalados, com êxito, os dispositivos winglets em 39 aeronaves. “Outro motivo para comemorarmos é o fato das instalações terem sido realizadas na base de manutenção da LAN, em Santiago e na Delta Tech Ops, de Atlanta (Estados Unidos), cumprindo as normas da indústria aérea mundial”.
2011 está sendo um ano muito importante para a consolidação do constante compromisso que a LAN tem com o meio ambiente.
1.- LEAN em combustível: Se concretizaram reduções de mais de 100 mil toneladas de emissão de CO2 com este projeto, que estabelece condutas mais eficientes dentro de seus processos terrestres, tais como: o uso limitado da Unidade Auxiliar de Potencia (APU, na sigla em inglês), a redução do peso a bordo ou na lavagem de motores – e de seus processos de voo – como são os voos mais diretos, as aterrissagens contínuas ou a gestão de combustível utilizando tecnologia de ponta, entre outras medidas.
2.- Frota moderna e sustentável
· Modernização da frota: a LAN possui uma das frotas mais modernas do mundo (idade média 6,1 anos), com uma das menores taxas de emissão de CO2 por quilômetro-passageiro da indústria.
· A LAN incorporará à sua frota, no segundo trimestre de 2012, 32 aeronaves das mais eficientes do mundo no consumo de combustível, o Boeing 787 Dreamliner, considerado como o novo avião “ecológico”.
· Em junho de 2011, a LAN anunciou a compra de 20 aeronaves modernas e eco-eficientes da família Airbus A320neo, que serão entregues entre 2017 e 2018.
3.- Incorporação de programas meio ambientais
· Reciclagem em terra: programa piloto implementado pela LAN no Chile, através do qual a companhia recicla os resíduos internos de seus voos. Este modelo tem permitido reciclar mais de 1.000 toneladas de resíduos anualmente, desde 2008: papel, papelão, plástico, latas, etc
· E-freight: programa desenvolvido em conjunto com a IATA, que reduz o papel nos processos da LAN CARGO, convertendo-se na primeira companhia aérea cargueira da América do Sul a ter este modelo implementado: isto significa a redução de mais de 7.800 toneladas de documentos em papel, ao ano.
· Adicionalmente, a companhia se encontra em processo de medição de seu rastro de carbono corporativo com referência aos padrões do GHG (Green house Protocol).